Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Disciplinas

O nosso Programa conta com 33 disciplinas (obrigatórias ou optativas) de caráter geral (dentre as quais, metodologia científica e estatística) ou ligadas às linhas de pesquisa. As diferentes abordagens nas áreas de conhecimento relacionadas à Microbiologia e à Parasitologia garantem aos nossos alunos uma formação científica avançada e multidisciplinar. Segundo relatório da CAPES, nossas disciplinas estão bem organizadas e adequadas à natureza e aos objetivos do Programa, não havendo sobrecarga de créditos e permitindo que os discentes assistam aulas de disciplinas ligadas às diferentes áreas de concentração do curso. As disciplinas obrigatórias são de responsabilidade dos docentes permanentes e têm como objetivo capacitar o aluno como docente de nível superior e pesquisador. Essas disciplinas mantêm a identidade do Programa, estimulando a visão crítica do processo de geração do conhecimento em Microbiologia e Parasitologia, vocação esta enriquecida pela atuação de nossos docentes na graduação, seja em disciplinas ou nas atividades de iniciação à pesquisa, à docência e extensão – tripé que alimenta nossa Universidade. Disciplina também obrigatória é a de Seminários Avançados em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas I (para Mestrado) e II (para Doutorado), em que o aluno participa de palestras no Centro de Estudos, que recebe pesquisadores renomados de diferentes Instituições de Pesquisa da nossa região: Fiocruz, UFRJ, UERJ, INCA, UFRRJ e da própria UFF, entre outras. Além disso, duas novas disciplinas optativas aprovadas em 2018 têm utilizam a ferramenta EMI (English as a Medium of Instruction) para a discussão de literatura científica e ensino de epidemiologia, com o intuito de preparar nossos alunos para eventos e estágios no exterior e atrair estudantes externos, fomentando a mobilidade acadêmica e a internacionalização do nosso Programa e da UFF.

 

Atualidades sobre Zoonoses e Infecções Parasitárias Humanas – CMB 10019

15 horas – 1 crédito

Optativa.

Ementa: Discutir sobre as mudanças nos agentes bióticos e abióticos de nosso planeta, como mudanças ambientais de caráter antrópico, mudanças comportamentais e culturais e até mesmo o avanço científico e tecnológico que tem permitido a manutenção e emergência/reemergência de infecções parasitárias humanas assim como o aparecimento ou ressurgimento de ciclos zoonóticos e novos hospedeiros aparentemente incomuns.

 

Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório – CMB 10011

15 horas – 1 crédito.

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: O trabalho com agentes infecciosos e amostras clinicas de pacientes humanos e animais. Trabalho com amostras de origem animal. Animais exóticos. Niveis de segurança. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Descarte de materiais infeciosos, quimicos e radioativos. Proteção ambiental. Controle de protocolos, estoques e equipamentos. Materiais eletricos e hidraulicos. Cabines de segurança O trabalho com agentes infecciosos e amostras clinicas de pacientes humanos e animais. Trabalho com amostras de origem animal. Animaisexóticos. Niveis de segurança. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Descarte de materiais infeciosos, quimicos e radioativos. Proteçãoambiental. Controle de protocolos, estoques e equipamentos. Materiais eletricos e hidraulicos. Cabines de segurança.

 

Epidemiologia Laboratorial das Doenças Infecto-Parasitárias Humanas I

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Uso da epidemiologia. Processo saúde e doença. Principais indicadores de saúde e qualidade de vida. Transição demográfica e epidemiológica em doenças infecciosas e parasitárias humanas de interesse nacional. Epidemiologia descritiva: variáveis relativas às pessoas, ao lugar e ao tempo. métodos laboratoriais (moleculares e não moleculares) empregados em epidemiologia.

 

Epidemiologia Laboratorial das Doenças Infecto-Parasitárias Humanas II

15 horas – 1 crédito

Disciplina optativa.

Ementa: Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde: vigilância epidemiológica. Aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas e parasitárias. Investigação de surtos provocados por doenças infeciosas e parasitárias.

 

Epidemiology Applied to Microbiology and Parasitology

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Ter uma compreensão geral do desenho dos estudos observacionais para profissionais do laboratório é essencial para traduzir os resultados experimentais para um contexto de mundo real. Por outro lado, é importante que o epidemiologista e os profissionais de saúde compreendam os processos laboratoriais, as suas limitações e a associação com perguntas de pesquisa relevantes. A disciplina visa concentrar esforços de especialistas em Epidemiologia e Biologia Molecular, de instituições nacionais e internacionais, na busca de ferramentas que ajudem a elucidar as doenças infeciosas e os seus mecanismos de transmissão na população. A dinâmica será variada, incluindo estudos de casos, desenhos de estudos e aplicações em Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia. As aulas serão ministradas em inglês e português. A avaliação será por meio de relatório das aulas e atividades desenvolvidas.

 

Estágio a Docência – CMB 10018

60 horas – 4 créditos

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Treinamento didático dos alunos do Mestrado em Microbiologia, com preparo de aulas teóricas e práticas com supervisão para alunos da graduação. Avaliação da metodologia e da didática empregadas.

 

Estatística Aplicada aos Ensaios Biológicos – CMB 10012

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Introdução a Teoria de probabilidades; Variáveis aleatórias e distribuições de Gauss, Poisson, Binomial, Qui-quadrado, t de student; Introdução à amostragem; Significância Estatística e Intervalo de Confiança; Teste de Hipóteses; Tabelas de contingência, teste t de student e teste qui-quadrado; Regressão Linear Simples e Coeficiente de Correlação.

 

Ética em Pesquisa – CMB 10013

15 horas – 1 crédito

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Conceito éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos, animais e animais de experimentação. Comissões de Ética Institucionais e Nacionais. Parcerias científicas. Conflitos de interesses. Sigilo profissional. Patentes e propriedade intelectual.

 

Exploring Biological Sciences using the English Language

15 horas – 1 crédito

Disciplina optativa.

Ementa: Consiste na utilização da ferramenta EMI (English as a Medium of Instruction) para discutir literatura científica, sobretudo tópicos em Ciências Biológicas. O objetivo é criar um espaço para estimular a interação entre docentes e discentes, utilizando artigos, vídeos, podcasts, notícias, apresentações de aulas/palestras por pesquisadores/colaboradores estrangeiros e entrevistas acerca de assuntos pertinentes às linhas de pesquisa do Programa e áreas correlatas, praticando a fala, redação, leitura e compreensão da língua inglesa. A dinâmica será variada, incluindo discussão de artigos, estudos de casos e vídeos, simulações de situações como entrevistas e apresentações em congressos e eventos internacionais. Será atribuído 1 crédito para a participação ativa do aluno.

 

Fundamentos de Biologia Molecular – CMB 10020

15 horas – 1 crédito

Disciplina optativa.

Ementa: Atualização nos principais conceitos e técnicas básicas aplicadas ao estudo da biologia molecular.

 

História, Origem e Evolução de Doenças Infecciosas – CMB 10021
30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Diversas infecções que acometem humanos e outros animais atualmente têm distribuição global. A despeito do que a “teoria da transição epidemiológica” propunha, estas infecções não desapareceram e em certas ocasiões até aumentaram sua prevalência e incidência em regiões geográficas onde antes não ocorriam. Algumas infecções na espécie humana são provenientes de parasitos herdados de antepassados pré-hominídeos, enquanto outras datam do início da domesticação das plantas e animais. A paleoparasitologia, ciência que estuda as infecções e doenças infecciosas no passado, tem proporcionado seu diagnóstico em material arqueológico e paleontológico através de diferentes abordagens, seja por evidências indiretas, como iconografia, documentação histórica e artefatos, ou evidências diretas por diagnóstico imunológico, molecular e microscopia. Tal abordagem vai além de fazer inferências através de programas de bioinformática baseados em organismos modernos, mas muitas vezes empiricamente pelo estudo do próprio material antigo desvelam-se as relações parasito-hospedeiro em uma escala temporal antes inimaginável. O estudo de tais infecções e doenças muitas vezes é fundido à história de seus descobridores e as impressões que cada um deles teve à sua época. Por isso, esta é uma ciência em constante evolução com vasto conhecimento acumulado sobre infecções por vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes à luz da paleoparasitologia. Deste modo, é possível reconstituir aspectos de infecções no passado, com permanências ou mudanças de quadros epidemiológicos que persistiram por tempos diversos. Estas mudanças, chamadas de transições paleoepidemiológicas, têm representações no presente, ajudando a se compreender melhor os determinantes de saúde e doença, em uma perspectiva diacrônica.

 

Imunodiagnóstico – CMB 10022

15 horas – 1 crédito

Disciplina optativa.

Ementa: Atualizar ou introduzir os alunos no campo do imunodiagnóstico, vinculações clínicas e limitações, em especial na área do imunodiagnóstico sorológico. Métodos Empregados .Controle de qualidade interno e externo. Boas práticas de Laboratório em imunodiagnóstico. Métodos cromatográficos de purificação de antígenos e imunoglobulinas. Reações de precipitação, aglutinação, imunofluorescência, ensaios imunoenzimáticos . Detecção de antígenos microbianos e de parasitas em amostras clínicas e ambientais. Técnicas de diagnóstico envolvendo a resposta imune humoral e celular do hospedeiro. Diagnósticos in vitro e in vivo.

 

Metodologia Científica – CMB 10010

15 horas – 1 crédito

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Ciência e Conhecimento Científico; Métodos Científicos; Fatos, Leis e Teorias; Hipóteses; Variáveis. Elemento constitutivos das hipóteses; Plano de Prova: Verificação das Hipóteses.Elaboração de projeto de pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Preenchimento de propostas para agências de fomento. Elaboração de trabalho científico: resumo de Congressos, monografias, teses e trabalhos completos e comunicações curtas em periódicos científicos.

 

Métodos de Biologia Molecular Aplicados ao Diagnóstico Microbiológico e Parasitológico – CMB 10023

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Técnicas Moleculares utilizadas na rotina para o diagnóstico, acompanhamento e epidemiologia nas doenças infecciosas e parasitárias e análises ambientais. Novas metodologias.Metodologias de produção de antigenos e anticorpos recombinantes.

 

Microbiologia Geral

15 horas – 1 crédito

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Conceitos gerais de Bacteriologia: Citologia, Fisiologia e Genética Bacteriana. Mecanismos de ação de antimicrobianos e resistência antimicrobiana. Conceitos gerais de Virologia: Estrutura e Replicação Viral. Mecanismos de patogenicidade.  Diagnóstico laboratorial das viroses. Métodos de prevenção e controle das viroses. Conceitos gerais de Parasitologia. Parasitismo. Epidemiologia e profilaxia das parasitoses. Bases diagnósticas das parasitoses.   Conceitos gerais de Micologia: Estrutura e Classificação. Mecanismos de patogenicidade.  Diagnóstico laboratorial das micoses. Métodos de prevenção e controle das micoses.

 

Relação Parasito-Hospedeiro – CMB 10014

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

Ementa: Conceito de parasitismo: biológico, molecular, ecológico e imunológico.Interações de agentes virais, bacterianos, fungicos, protozoários e helmintos com hospedeiros humanos e animais. Moléculas e sítios envolvidos na interação parasito-hospedeiro. Mecanismos inespecíficos de defesa. A resposta imune humoral e celular às infecções e infestações. Evolução dos parasitas em diferentes hospedeiros. Ínfecção e doença. Emergencia e reemergencia de doenças. O paciente imunodeprimido. Polimorfismo genetico do hospedeiro. Paleoparasitologia e história evolutiva do Homo sapiens.

 

Relevância da comunicação: da célula ao homem – CMB 10095

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: A vigente disciplina tem como principal foco, a apresentação do fenômeno “comunicação” nos mais diferentes contextos, desde as relações intercelulares até a diversidade de línguas usadas na comunicação humana. No decorrer da disciplina usaremos textos acadêmicos, livros, filmes, documentários, notícias de jornais e experiências vividas em país poliglota. O objetivo da disciplina é o estudo de alguns aspectos relevantes da comunicação entre as células e o estudo do binômio línguas – diversidade cultural para capacitar o estudante de desenvolvimento de pensamento crítico sobre o fenômeno “comunicação”, que quando ocorre de forma deficiente, pode gerar consequências como as patologias e os conflitos culturais. A disciplina propõe que essa reflexão contribua para uma visão mais abrangente da relevância da diversidade de comunicação nas interações entre as células bem como em intercâmbios culturais.

 

Resistência Antimicrobiana em Bactérias de Interesse Clínico – Aspectos Genéticos, Bioquímicos e Epidemiológicos – CMB 10025

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: A disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos, através de aulas teóricas, práticas e seminários, uma atualização das drogas antimicrobianas disponíveis para uso clínico, dos mecanismos genéticos e bioquímicos de ação e de resistência a estas drogas, da epidemiologia das bactérias multirresistentes de interesse médico e veterinário, assim como dos testes disponíveis para a determinação correta da resistência.

 

Seminários Avançados em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas I – CMB 10017

30 horas – 2 créditos

Disciplina obrigatória para Mestrado em todas as áreas de concentração.

Ementa: Conteúdos variáveis visando à abordagem de temas relevantes à formação do discente em Microbiologia e Parasitologia, com a participação de professores convidados, visitantes e especialistas de diferentes áreas.

 

Seminários Avançados em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas II

30 horas – 2 créditos

Disciplina obrigatória para Doutorado em todas as áreas de concentração.

Ementa: Conteúdos variáveis visando à abordagem de temas relevantes à formação do discente em Microbiologia e Parasitologia, com a participação de professores convidados, visitantes e especialistas de diferentes áreas.

 

Seminários de Acompanhamento de Trabalho Científico I – CMB 10015

15 horas – 1 crédito

Disciplina obrigatória para todas as linhas de pesquisa.

Ementa: Seminário de apresentação do Projeto de Dissertação/Tese para comissão examinadora composta por Orientador, Coordenador do Programa e Ad hoc externo com conhecimento no tema. Seminários de acompanhamento pelo coordenador do programa. Seminário de pré-qualificação para comissão examinadora composta por Orientador, Coordenador do Programa e Ad hoc externo com conhecimento no tema.

 

Seminários de Acompanhamento de Trabalho Científico II – CMB 10016

30 horas – 2 créditos

Disciplina obrigatória para todas as linhas de pesquisa.

Ementa: Seminário de apresentação do Projeto de Tese para comissão examinadora composta por Orientador, Coordenador do Programa e Ad hoc externo com conhecimento no tema. Seminários de acompanhamento pelo coordenador do programa. Seminário de pré-qualificação para comissão examinadora composta por Orientador, Coordenador do Programa e Ad hoc externo com conhecimento no tema.

 

Tópicos Avançados em Bacteriologia – CMB 10029

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para a área de concentração de Microbiologia/Bacteriologia.

Ementa: Estudo das bactérias determinantes de doenças infecciosas de importância para homens e animais, especificando características estruturais e culturais, distribuição, classificação e mecanismos de agressão, com ênfase em diagnóstico laboratorial e mecanismos de profilaxia e controle. Staphylococcus. Streptococcus. Brucella. Leptospira. Mycobacterium. Clostridium. Enterobactérias. Patógenos emergentes e re-emergentes. Emergência da resistência bacteriana a antimicrobianos. Novas vacinas antibacterianas. Noções e fundamentos de testes sorológicos e de testes moleculares. Métodos bacteriológicos correntes.

 

Tópicos Avançados em Bacteriologia II

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Estudo das bactérias determinantes de doenças infecciosas de importância para homens e animais, especificando características estruturais e culturais, distribuição, classificação e mecanismos de agressão, com ênfase em diagnóstico laboratorial e mecanismos de profilaxia e controle. Microbiomas. Staphylococcus. Streptococcus. Leptospira. Mycobacterium. Clostridium. Enterobactérias. Patógenos emergentes e re-emergentes. Emergência da resistência bacteriana a antimicrobianos. Novas vacinas antibacterianas. Noções e fundamentos de testes sorológicos e de testes moleculares. Métodos bacteriológicos correntes.

 

Tópicos Avançados em Imunologia – CMB 10026

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Fornecer informações atualizadas relativas aos elementos fundamentais para o entendimento do funcionamento do sistema imune humano e animal. Mecanismos reacionais do organismo humano às agressões. Células e tecidos do sistema imune. Mecanismos da resposta imune. Natureza dos antígenos. Anticorpos: estrutura e função. Ligação Antígeno-Anticorpo. Resposta imune a agentes infecciosos. Auto imunidade. Imunodeficiência. Mecanismos de hipersensibilidade. Bases teóricas da pesquisa de imunoglobulinas. Bases teóricas da pesquisa de resposta imune mediada por Linfócitos T. Resposta imune às infecções. Transmitir conhecimentos e discutir os fenômenos deflagrados por agentes bacterianos, virais, fúngicos e parasitários.

 

Tópicos Avançados em Imunologia II

30 horas – 2 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Manutenção de Informação atualizada da Imunidade nos processos infecciosos. Mecanismos de reconhecimento de antígenos, de ativação de linfócitos.  Diferenciação e atuação das subpopulações de linfócitos T e B nos diferentes tipos de infecções. Processos imunológicos de manutenção da imunorregulação e manutenção da homeostasia. Imunopatologia

 

Tópicos Avançados em Micologia – CMB 10030

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para a área de concentração Microbiologia/Micologia.

Ementa: Biologia dos fungos. Colheita, isolamento primário e laudos laboratoriais. Métodos de classificação e conservação de fungos. Fatores de virulência e patogênese. Micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Micoses emergentes. Actinomicetoses. Elaboração de meios de cultura em micologia. Corantes e soluções em micologia. Padronização de técnicas laboratoriais visando diagnóstico por biologia molecular. Influências nutricionais e físico-químicas no crescimento e diferenciação morfológica. Sensibilidade e mecanismos estratégicos de substâncias antifúngicas. Resistência a antifúngicos.

 

Tópicos Avançados em Micologia II

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Biologia dos fungos. Genética e Citologia de fungos. Fatores de virulência e patogênese. Micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas.  Diagnóstico laboratorial das micoses. Imunodiagnóstico de infecções fúngicas. Influências nutricionais e físico-químicas no crescimento e diferenciação morfológica. Sensibilidade e mecanismos estratégicos de substâncias antifúngicas. Resistência a antifúngicos. Seminários com apresentação e discussão de artigos científicos com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos.

 

Tópicos Avançados em Microbiologia Ambiental – CMB 10027

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Microrganismos, parasitas e meio ambiente. Análise da água por métodos tradicionais e moleculares. Moluscos bivalves como concentradores de poluentes biológicos. Contaminação ambiental de alimentos e insumos para saúde. Contaminação do ar em sistemas fechados. Doenças emergentes.

 

Tópicos Avançados em Parasitologia – CMB 10031

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para a área de concentração Parasitologia/Parasitologia e Paleoparasitologia.

Ementa: Análise crítica e capacitação operacional dos métodos diagnósticos nas parasitoses intestinais, mecanismos lesionais e respostas orgânicas do hospedeiro às injurias determinadas pelos parasitas específicos e suas implicações epidemiológicas respectivas. Condições de coleta, técnica direta e de concentração; Métodos de coloração citológica para protozoários; imunodiagnóstico; testes diagnósticos de biologia molecular; Causas de erro e controle de qualidade diagnóstica; Flagelados Intestinais. Amebídeos e Ciliados. Protozooses Intestinais Emergentes Métodos de Confirmação Diagnóstica das Protozooses Emergentes. Teníase e Cisticercose. Ascaridíase. Estrongiloidíase. Ancilostomíase/Necaturose. Tricuríase / Enterobiose.

 

Tópicos Avançados em Parasitologia II

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Desenvolvimento de discussão crítica sobre ecto e endoparasitos. Estudo epidemiológico das principais zoonoses. Parasitos exóticos, sua importância e fatores de risco. Técnicas de diagnóstico, sua aplicabilidade e evolução na parasitologia.

 

Tópicos Avançados em Virologia – CMB 10032

45 horas – 3 créditos

Disciplina obrigatória para a área de concentração Microbiologia/Virologia.

Ementa: Atualização sobre os mecanismos de patogenicidade, diagnóstico laboratotrial, epidemiologia e prevenção e controle das principais viroses de importância em saúde humana e animal.

 

Tópicos Avançados em Virologia II

45 horas – 3 créditos

Disciplina optativa.

Ementa: Atualizar conhecimentos sobre os mecanismos de patogenicidade, diagnóstico laboratorial, epidemiologia e prevenção e controle  das principais viroses de importância em saúde humana e animal.

 

Virologia Ambiental e de Alimentos – CMB 10028

15 horas – 1 crédito

Disciplina optativa.

Ementa: Vírus no ambiente aquático (água doce, água salgada, água de reuso, esgoto…), vírus em alimentos (moluscos bivalves, frutas, vegetais e alimentos processados), vírus em sedimentos;  métodos de detecção e quantificação; significado epidemiológico; Indicadores de contaminação viral no ambiente; estabilidade viral e influencia de fatores físicos, químicos e biológicos.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »