Bases do Pensamento Científico – CMB10152

15 horas – 1 crédito

Prof. Responsável: Rafael Brandão Varella

Disciplina Optativa.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

O conhecimento científico não é propriedade do cientista, mas um bem universal (KOCHE, 1997). A sociedade moderna, no entanto, projetou na Ciência uma resposta para todos os seus males, abrindo precedência desta sobre outras áreas do saber (REALE, 2014). Dentro desta concepção de mundo, a ocorrência de uma pandemia torna ainda maior a responsabilidade do cientista perante a sociedade na busca por soluções. Em suas limitações inerentes, o método científico continua sendo uma das
maiores invenções do ser humano, capaz de produzir respostas convincentes, embora “eternamente provisórias” (POPPER, 1993). A desconsideração destes princípios estruturantes produz uma deturpação valorativa das proposições científicas, abrindo caminho para a dogmatização do conhecimento, enraizado em verdades indiscutíveis, o
que fere a própria natureza da Ciência.

Neste sentido, discutir sobre as características e vertentes do pensamento científico desde suas fases embrionárias até a ciência moderna, complementa a formação intelectual dos estudantes, e em especial naqueles já engajados na atividade científica, permitindo uma melhor estruturação, contextualização e compreensão de sua própria atividade.

OBJETIVOS:

Geral

  • Discutir as bases que caracterizam o pensamento Científico.

Específico

  • Apresentar as principais características da Ciência aristotélica, medieval e revolução científica
  • Discutir as bases epistemológicas do conhecimento
  • Discutir os diferentes conceitos de Ciência segundo a visão dos principais filósofos modernos
  • Debater sobre os impactos da Ciência para o homem moderno

EMENTA:

Bases do pensamento científico – origem do pensamento científico; a Ciência
aristotélica; noções gerais sobre tipos e bases epistemológicas do conhecimento. Ciência medieval e a revolução científica- características da Ciência medieval; o papel das Universidades para o saber humano; a revolução científica. Conceitos de Ciência modernos- a Ciência para Popper, Khun, Lakatos e Feyerabend. Ciência moderna a seu impacto na sociedade – cientificismo e ceticismo; ciência e a crise moderna: soluções e problemas.

PROGRAMA TEÓRICO:

Aula 1: A construção do pensamento científico

  • As origens do pensamento científico
  • O legado aristotélico
  • Conhecimento e verdade

Aula 2: Ciência medieval e revolução científica

  • Ciência medieval: muito além da “idade das trevas”
  • O nascimento e papel das universidades para construção do saber
  • Revolução científica: rumo a um novo mundo

Aula 3: Conceitos de Ciência modernos

  • A Ciência para Popper, Khun, Lakatos e Feyerabend

Aula 4: A visão científica e seu impacto na sociedade

  • A representação científica do mundo
  • Cientificismo, ceticismo e dogmatismo
  • Ciência e crise moderna: soluções e problemas

Aula 5: Discussão geral/Seminários

METODOLOGIAS:

Para cumprir o Programa, a disciplina será desenvolvida com aulas teóricas expositivas (3h) durante os quatro primeiros módulos, que servirão de apoio para o desenvolvimento de seminários a serem apresentados em grupo, ao final da disciplina, de modo a estimular a busca ativa pelo aprofundamento do conhecimento e proporcionar um debate construtivo.

Estratégias didáticas

As aulas contarão com recursos audiovisuais atrativos para os alunos, assim como um diálogo permanente para proporcionar debate e reflexão sobre os diversos assuntos, de forma que a construção de conhecimento se dê com a participação de todos os envolvidos. Quanto aos seminários, esse será um momento de interação entre alunos e o professor, e proporcionará ao aluno apresentar suas reflexões sobre a Ciência sobre um tema em particular, agora munido de uma visão mais ampla de conceitos.

AVALIAÇÃO:

Ao final da disciplina, a avaliação de conteúdo se dará pela apresentação de um seminário em grupo, com avaliação individual e global.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANTISERI, D; REALE G. Filosofia: Antiguidade e Idade Média (Volume 1). Paulus Editora; 1ª edição. 2017. 
CHALMERS A. O que é Ciência afinal? Brasiliense; 1ª edição. 1993
HESSEN, J. Teoria do conhecimento. 3ed. São Paulo:Martins Fontes, 2012.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix. 1993
REALE, G. Saber dos antigos- Terapia para os tempos atuais. 4ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
SMITH, W. Cosmos e Transcendência- Rompendo a barreira da crença cientificista.
Campinas: VIDE editorial, 2019.

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)

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