15 horas – 1 crédito
Prof. Responsável: Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior
Disciplina Obrigatória.
PLANO DE DISCIPLINA
JUSTIFICATIVA:
A metodologia científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizadospela ciência para formular e resolver problemas de aquisiçãoobjetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Na formação de profisisonais, em especial na área da ciências,com o objetivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração de trabalhos monográficos de dissertação e teses, bem como artigos e relatórios. Torna-se fundamental para a realização de pesquisas de qualidade e uma boa coleta de dados.
OBJETIVOS:
Incentivar e orientar na adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento, que possibilite ao acadêmico planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos.
EMENTA:
Tipos de conhecimentos. O processo de pesquisa científica e suas classificações. Métodos científico. A comunicação científica. Questões da Ética em pesquisa. Base de dados científicos. Estrutura e Componentes do Projeto de Pesquisa, relatório e apresentações de resultados de pesquisa científicas. Referências e Citações. Desenvolvimento do projeto de pesquisa.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
Conceituar ciência e conhecimento científico e descrever suas características;
Identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa;
Identificar os diferentes tipos de pesquisa, conhecendo as características de cada uma;
Formular corretamente o problema, as hipóteses e os objetivos de pesquisa;
Identificar e caracterizar as partes componentes de um relatório de pesquisa;
Aplicar as normas técnicas da metodologia científica em seu estudo; Identificar as partes de um projeto de pesquisa.
PROGRAMA TEÓRICO:
O conhecimento científico
Tipos de pesquisa
Projeto de pesquisa científica e questões éticas
Normas para a elaboração e relatório de pesquisa
Levantamento bibliográfico, Bases de Dados e Referência bibliográfica
Pesquisa Experimental, Pesquisa Clínica e Ensaio Clínico Apresentações Científicas
METODOLOGIAS:
Aula expositiva e dialogada, exercícios individuais e em grupos, seminários. A avaliação objetivará a apreensão e o aprendizado de informaçõesampliando o arcabouço teórico e prático do estudante no tema.
Estratégias didáticas:
Aulas expositivas dialogadas utilizando apresentações construídas em Microsoft Powerpoint, leituras programadas, discussão em pequenos grupos, Apresentação de seminários, palestras com convidados.
Recursos humanos:
Professores do programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas Convidados com expertisenos conteúdos referentes a metodologia Científica
AVALIAÇÃO:
Frequência mínima de 75% (conforme legislação vigente), participação nas atividades propostas durante aula expositiva, participação e apresentação de conclusões sobre discussões em grupo, seminários, pontualidade, avaliação escrita de conhecimentos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1) COSTA, A.F. G. da. Guia para elaboração de relatórios de pesquisa – Monografias: Trabalhos de iniciação científica, dissertações, teses e editoração de livros . 2a edição. Rio de Janeiro: UNITEC, 1998. ISBN 85-86743-01-1.
2) COSTA, M A F; COSTA, MFB. Projeto de pesquisa – entenda e faça. Editora Vozes 2011. 136p.
3) LAKATOS, E.M. MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia cientifica. 6a edição. São Paulo: Atlas. 2005. 315p.
4) MACIEIRA, S.R.; SILVA, M.M.V.G. da. Projeto e Monografia: Guia Prático. 2aedição. Rio de Janeiro. 2000. ISBN 85-901222-1-2
5) MARCONI, M.A. Metodologia cientifica. São Paulo: Atlas. 2004. 305p.
6) MINAYO, M. C. de S.; O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8a Edição. São Paulo: Hucitec, 2004
7) MÜLLER, M.S.; CORNELSEN, J.M. Normas e padrões para teses, Dissertações e Monografias. 3aEdição reimp. Londrina: UEL, 1995. ISBN 85-7216-002-7.
8) RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. 3a Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2005. ISBN 85-15-02498-5
9) TACHIZAWA T & MENDES G. Como fazer monografia na prática. 5º edição. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas Editora, 2000. ISBN 85-225-0260-9.
10) TRIVINOS ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987. 175p.
11) UFF. Apresentação de trabalhos Monográficos de conclusão de curso. 10 ed. Revisada e atualizada. Niterói, 2012. 83p. Disponível em: http://www.eduff.uff.br/ebooks/Apresentacao-de-trabalhos-monograficos-de-conclusao-de-curso-Edicao-10.pdf
FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)