Tópicos Avançados em Microbiologia Ambiental – CMB 10027

45 horas – 3 créditos

Prof. Responsável: Adriana de Abreu Correa

Disciplina Optativa.

A Microbiologia Ambiental é uma área de estudos inserida em diversos temas de grande importância, incluindo estudos de microbiotas, bem como o papel dos microrganismos no ambiente e sua relação com transmissão de doenças infecciosas humanas e animais. Dessa forma, é de fundamental importância que profissionais da área de microbiologia tenham
conhecimento dos estudos e aplicações da microbiologia ambiental, ampliando suas competências em suas áreas de atuação.

A disciplina busca proporcionar aos alunos uma abordagem científica e atualizada dos principais tópicos de estudo desta área da microbiologia, com o intuito de capacitá-los em relação às análises em microbiologia ambiental, à compreensão das interações dos microrganismos no ambiente, com maior enfoque na importância do ambiente na transmissão de diferentes patógenos humanos e animais.

História da Microbiologia Ambiental; Ecossistemas microbianos e relações ecológicas (ambientes e microambientes); microbiologia do solo, microbiologia das águas e esgotos microbiologia do ar; saúde única; microrganismos como indicadores de poluição; papel do ambiente na transmissão de doenças infecciosas; doenças emergentes de transmissão ambiental.

PROGRAMA:

Aula 1: Introdução à microbiologia Ambiental
Aula 2: ECossistemas Microbianos e suas relações ecológicas
Aula 3: Seminários
Aula 4: Microbiologia do Solo
Aula 5: Seminários
Aula 6: MIcrobiologia das águas Naturais, potáveis e esgoto
Aula 7: Seminarios
Aula 8: Microbiologia do Ar
Aula 9: Seminários
Aula 10: Microrganismos como indicadores de poluição/contaminação ambiental
Aula 11:Seminários
Aula 12: Ambiente como veículo de transmissão de doenças infecciosas
Aula 13:Seminários
Aula 14: Doenças Emergentes de Transmissão ambiental
Aula 15: Seminários e finalização da disciplina

Aulas expositivas e Palestras com Professores/pesquisadores internos e externos à UFF; Discussão de Artigos Científicos com apresentação de seminários.

Estratégias didáticas:
Durante o desenvolvimento da disciplina, serão realizadas palestras com professores/pesquisadores da área; bem como discussão de artigos previamente selecionados e apresentação de seminários de alunos.

Recursos humanos e materiais tecnológicos necessários:
Participação de Palestrantes Externos à UFF; Projetor multimídia e textos impressos.

Participação nas discussões em sala de aula e apresentação de seminário em grupo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR:

Microbiologia de Brock, 12ª, 14ª Eds. Michael T. Madigan, John M. Martinko, Kelly S. Bender, Daniel H. Buckley, David A Stahl. Artmed, 2010, 2016.
Microbiologia. 10ª e 12ª Eds. Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke, Christine L. Case. Artmed, 2010, 2016.
Santos NSO, Wigg MD, Romanos MV. Introdução à Virologia Humana. 2ª Ed. Guanabara Koogan, 2008.
Santos NSO, Wigg MD, Romanos MV. Introdução à Virologia Humana. 3ª Ed. Guanabara Koogan, 2015.
Fields BN, Knipe DM, Howley PM. Fundamental Virology. 3a ed. Philadephia: Lippincott Williams’s Wilkins, 1996.
PRADO, Tatiana and MIAGOSTOVICH, Marize Pereira. Virologia ambiental e saneamento no Brasil: uma revisão narrativa. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.7 [cited 2021-01-21], pp.1367-1378. Available
from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
311X2014000701367&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-311X. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00109213.
Metcalf TG, Melnick JL, Estes MK. Environmental virology: from detection of virus in sewage and water by isolation to identification by molecular biology–a trip of over 50 years. Annu Rev Microbiol. 1995;49:461-87. doi: 10.1146/annurev.mi.49.100195.002333. PMID: 8561468.

Periódicos com índice de impacto reconhecido pela CAPES.