Estágio a Docência (CMB 10018)

60 horas – 4 créditos (15 horas teóricas – 45 horas práticas)

Prof. Responsável pela parte teórica: Adriana Pittella Sudré.

Prof. Responsável pela parte prática: Orientador do aluno.

Disciplina obrigatória para todas as áreas de concentração.

A instrumentação teórico e prática dos pós-graduandos para o ensino na área da saúde é fundamental na formação de mestres e doutores. Além disso, as reflexões sobre a prática docente e novas estratégias de ensino-aprendizagem contribuem para uma formação docente mais voltada para a realidade atual do ambiente acadêmico, desta forma promovendo o desenvolvimento cognitivo, de habilidades e competências para o desempenho da atividade educativa.

– Compreender o papel do professor universitário no processo educacional

– Discutir a importância do planejamento do ensino e aplicar o conteúdo aprendido na sua prática docente

– Identificar as principais técnicas e recursos didáticos e aplicar o conteúdo aprendido na sua prática docente

– Conhecer as principais estratégias de ensino e analisar e avaliar suas aplicações em diferentes cenários de ensino-aprendizagem.

– Discutir a importância e as formas de avaliação

– Desenvolver habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal e ética profissional

– Interagir de forma a enriquecer as discussões em sala de aula

-Demonstrar habilidades didáticas no programa prático da disciplina

Consiste na instrumentação de pós-graduandos para o ensino na área da saúde. A disciplina tem caráter teórico-prático e possui como objetivos discutir aspectos conceituais, metodologias e recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem na área da saúde, além de promover o desenvolvimento de habilidades e competências para o desempenho da atividade educativa por meio do preparo de aulas teóricas e práticas com supervisão para alunos da graduação. A dinâmica será variada, incluindo aula expositiva, metodologias ativas e simulações de situações relacionadas ao ensino e aplicações em sala de aula para cursos de graduação. Será avaliada a participação ativa, a metodologia e a didática empregadas durante as atividades propostas.

Aula 1 – Apresentação do curso. Ensinar e aprender. Papel do professor universitário. Planejamento do ensino

Aula 2 – Técnicas e recursos didáticos

Aula 3 – Estratégias de ensino parte 1

Aula 4 – Estratégias de ensino parte 2

Aula 5 – Métodos de avaliação

PROGRAMA PRÁTICO:

Estágio em docência na graduação com supervisão de um professor orientador.

Expositiva e uso de métodos ativos.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DO PROGRAMA TEÓRICO:

Aula expositiva, debate, nuvem de palavras, aplicativo do tipo clicker, dramatização, fishbowl.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DO PROGRAMA PRÁTICO:

Portfólio reflexivo, estágio

RECURSOS:

Quadro de giz, projetor multimídia, vídeos e imagens, textos impressos.

Participação nas discussões em sala de aula, confecção de portfólio reflexivo individual, entrega de pelo menos um plano de aula, apresentação de aula/atividade didática sob supervisão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

– Abreu & Masetto. O professor Universitário em aula. 11ª edição. MG editores associados.

– Madeira. Sou professor Universitário; e agora? Manual de primeira leitura do professor. 1ª edição. Editora Sarvier.

– Madeira. Professor Universitário: aprimorando o desempenho. 1ª edição. Editora Sarvier.

– Masetto. Competência pedagógica do professor universitário. 3ª edição. Summus editorial.

– Ramires. Didática para todos. Técnicas e estratégias. 1ª edição. Editora Atheneu.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

– Ferraz e Belhot. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., 17(2): 421-431, 2010.

– https://www.faimer.org/

– http://www.proiac.uff.br/content/material-das-oficinas

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO À DOCÊNCIA (Supervisores)