Livros

Fundamentos da Bacteriologia Geral e Aplicada

Prof. Bruno de Araújo Penna e Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves

O livro FUNDAMENTOS DA BACTERIOLOGIA GERAL E APLICADA apresenta características da citologia, fisiologia e genética e patogenicidade bacterianas, bem como aspectos da microbiota normal, imunidade às infecções bacterianas, controle microbiano, antimicrobianos e técnicas de diagnóstico. A parte aplicada inclui tópicos específicos relacionados às principais bactérias de interesse humano, veterinário (com ênfase em zoonoses) e odontológico (microbiologia oral).

Outras áreas da bacteriologia, como a de alimentos, ambiental, e uma abordagem mais ampliada da área veterinária, ainda que não constem em tópicos específicos, perpassam vários capítulos do livro cujos temas apresentam interseções. O livro foi preparado para servir de fonte, apoio e complementação dos temas de bacteriologia apresentados em disciplinas de graduação que incluem medicina, medicina veterinária, odontologia, biomedicina, enfermagem, farmácia, nutrição e ciências biológicas.

TRABULSI E ALTERTHUM – MICROBIOLOGIA é livro que alcança sua 7ª edição, integralmente revisto, atualizado e ampliado, tendo sido incluídos 7 novos e inéditos capítulos.

Colaboração do Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves no capítulo 24 – Streptococcus pneumoniae, 237 e da Prof.ª Andréa Regina de Souza Baptista no capítulo 68 – Micoses Subcutâneas ou de Implantação – Esporotricose, Cromoblastomicose,Feohifomicose, Eumicetomas e Lacaziose (doença de Jorge Lobo), 657.

Sua proposta didática segue, de maneira geral, os temas:

  • Aspectos básicos dos conhecimentos dos micro-organismos (são estudados mais de 200): forma, estrutura, fisiologia, crescimento, genética, sistemática, controle físico (esterilização) e controle químico (desinfecção).
  • Antimicrobianos (antibióticos e quimioterápicos): ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.
  • Interação patógeno-hospedeiro: capítulos gerais, capítulo sobre os agentes infecciosos.

As Aventuras de Tainara, filha dos primeiros moradores de Niterói

Coordenação – Prof.ª Daniele Leles de Souza

Embora o livro tenha sido inspirado na cultura sambaquieira, e em alguns achados arqueológicos da Região Oceânica de Niterói, se trata de uma obra de ficção adaptada para o público infantil, sem compromisso com eventos que ocorram no mesmo tempo e espaço. Assim, não há evidências arqueológicas da existência, por exemplo, de instrumentos musicais, de jogos, ou bonequinho de madeira. Contudo, a arqueologia também nos permite trabalhar com a imaginação, uma vez que nem tudo se preserva, e, também, temos que lidar com a “cultura imaterial”, como no caso ilustrado dos desenhos feitos à beira-mar. Também não há evidências da existência do mangue à época de ocupação dos sítios, porém achamos relevante incluir esse ecossistema, dado a sua relevância ambiental naquela região atualmente.

Ensino Criativo

A Obra recém publicada conta com cinco capítulos de autoria das Professoras Doutoras Adriana Pittella Sudré e Andréa Regina de Souza Baptista, gerados a partir da experiência de ambas junto ao Curso de Graduação em Medicina da UFF, em integração com propostas de pesquisa e extensão. A obra Ensino Criativo – Práticas Pedagógicas Motivadoras é valorosa por apresentar assuntos que vão desde o início do caminho até a imersão dessas práticas, que são inspiradoras para o ensino com corresponsabilidade entre o professor e o estudante. Para que o processo ensino-aprendizagem seja encantador, a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde deve ser com compromisso social, tendo vínculo entre o profissional e o indivíduo, a família e a sociedade, na qual há relação entre a aprendizagem ativa, a aprendizagem significativa e a aplicabilidade da metodologia ativa nos âmbitos da assistência e do ensino. O interesse pela leitura deste livro é gerado pela dinâmica que cada capítulo se apresenta. Existe um processo de evolução e de movimento no processo ensino-aprendizagem; de promoção do ensino criativo por meio das técnicas instrucionais; e da imersão das práticas pedagógicas motivadoras no ensino e na assistência. A demonstração da utilização da metodologia ativa no ensino e na assistência lança novo olhar como produtora de integração entre a academia e o serviço, na perspectiva do alcance elevado dos objetivos, da promoção da qualidade de vida do usuário e da troca do conhecimento por meio da aprendizagem significativa. A utilização de recursos audiovisuais como estratégia de promoção e de divulgação da tecnologia leve é utilizada em usuárias do Sistema Único de Saúde; a estratégia Pedagógica de Aprendizagem Multidisciplinar para facilitar resolução de desafios e de problemas está vinculada ao ensino; a técnica escolhida fortalece a construção coletiva; as metodologias ativas são ferramentas para construção de saberes nas disciplinas de diferentes cursos; e a plataforma ramificada de aprendizagem dentre outras técnicas enriquecem o cotidiano laboral do leitor. Esta obra investe na formação e na qualificação profissional, no ensino e na prática para diferentes atores sociais das diversas áreas do conhecimento. Na atualidade há inovação para a assistência em saúde, por considerar os desafios ora enfrentados no ensino do estudante ou do usuário, na busca da superação desses desafios. A expectativa é de se sentir forte e realizado com a união de pesquisadores de diferentes saberes; de distintos significados e experiências; e de entrelace das instituições.

Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Coordenação – Prof. Felipe Piedade Gonçalves Neves

Já está disponível na Kindle store nosso livro intitulado “Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas e Parasitárias”. A ideia do livro surgiu em uma disciplina que coordeno no Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal Fluminense (PPGMPA/UFF) e os discentes de mestrado e doutorado ficaram responsáveis por escrever os capítulos, que passaram por revisões técnicas de professores especialistas. Escrevi o primeiro capítulo junto com outros professores e o resultado é esse aí. O preço é simbólico, mas o resultado de todo esse trabalho não tem preço. Disponível em: https://a.co/d/dn6y18I

A Vida dos nossos tá-tá-ta…tataravós

A Professora Daniela Leles publica mais um e-book sobre o tema paleoparasitologia. Esta é uma história de ficção, atemporal, sem compromisso com eventos que ocorram no mesmo tempo e espaço. Foi uma história adaptada para o público infantil com o objetivo de apresentar, principalmente, a profissão do paleoparasitologista.

Quem estuda as doenças dos nossos tá-tá-tá-taravós

A Professora Daniela Leles, preocupada com o entendimento da Paleoparasitologia na população infantil, criou o Livro de Atividades para crianças, a fim de facilitar o entendimento delas sobre a importância de coprólitos na história evolutiva dos parasitos.

Guia Prático: Protocolo para Estudo de DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS em Amostras de Arcevo e Coleções

A Professora Daniela Leles organizou um guia prático para o estudo de infecções parasitárias em material antigo pela análise do seu DNA. Este trabalho tem ganhado cada vez mais espaço em publicações da área. Há uma vasta literatura científica sobre o tema e há proposta de protocolos diversos tanto em artigos científicos como em livros temáticos. O intuito aqui não é passar uma “receita de bolo” ou apresentar nossos protocolos como sendo melhores do que os outros encontrados na literatura, mas sim proporcionar ao leitor nossa experiência acumulada ao longo dos anos, agora aplicada principalmente a modelos experimentais e o que tem ou não dado certo durante este tempo.

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O Professor Ricardo Machado e a Prof.ª Andréa Baptista em colaboração com os Professores da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, escreveram um capítulo de livro sobre uma molécula candidata a vacina antimalárica. Neste capítulo, são apresentados os aspectos epidemiológicos, tratamento e desenvolvimento de vacinas, a partir da Proteína de Superfície do Esporozoíto do Plasmodium vivax.

Paleoparasitologia na Educação Básica

A Ciência é libertadora e transforma a vida das pessoas”. Com essa frase, Daniela Leles e Fernanda Guimarães abrem o livro Paleoparasitologia na educação básica, desenvolvido para despertar o interesse de estudantes da educação básica por assuntos científicos. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fernanda teve na obra um dos produtos de sua dissertação, orientada por Daniela. O livro é gratuito e está disponível no repositório da Universidade Federal Fluminense (UFF). São 108 páginas dedicadas à paleoparasitologia, o estudo de doenças do passado, com análise de formas parasitárias em materiais arqueológicos e paleontológicos, como fósseis. A linguagem é simples e há atividades para fazer com crianças e adolescentes. As autoras são integrantes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da UFF.

Felino versus Fungo: o enigma da relação dos gatos com a esporotricose

O livro é fruto da parceria entre a médica veterinária Gabriele B. Mothé e a Profa Dra Andréa Regina Baptista, durante o doutoramento da primeira junto ao Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFF, desenvolvido no Centro de Investigação de Microganismos da mesma IES. Nesta obra, as autoras se aprofundam sobre um dos aspectos mais enigmáticos e complexos da esporotricose: a relação entre os felinos e os fungos causadores desta enfermidade de relevância em Saúde Pública nacional. Agora em seu estágio pós-doutoral junto ao PPGMPA-UFF a Dra. Gabrielle Mothé segue investigando aspectos da relação Sporothrix-felino por meio de métodos fenotípico e moleculares.

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