Estatística Aplicada aos Ensaios Biológicos – CMB 10012

45 horas – 3 créditos

Prof. Responsável: Ana Beatriz Monteiro Fonseca

Disciplina Obrigatória para todas as Áreas de Concentração.

A utilização adequada da terminologia e do ferramental estatísticos e sua aplicação na análise de dados coletados é de enorme importância para a formação de todo pesquisador, especialmente para aqueles da área da Saúde.

Apresentar as principais ferramentas estatísticas para a análise de dados da área de Saúde, com especial enfoque sobre as mais usadas na microbiologia e parasitologia.  Desenvolver o entendimento da terminologia, a habilidade de construção adequada de bases de dados e o uso correto das ferramentas de estatística, em concordância com os objetivos propostos em uma pesquisa científica. Apresentar algumas ferramentas computacionais que podem ser usadas para essas análises.

Conceitos básicos. Introdução à Amostragem e Planejamento de Experimentos. Estatística Descritiva.Probabilidade e avaliação de testes diagnósticos. Variáveis aleatórias e principais modelos probabilísticos. Intervalos de Confiança. Teste de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de correlação. Noções sobre modelos de regressão linear e logística.

1) Conceitos básicos: tipos de estudo e ferramentas de Estatística mais usadas; população, amostra, censo e amostragem. Tipos de amostragem.

2) Fases de uma pesquisa científica. Organização de uma pesquisa, tipos de estudos. Organização de bases de dados.

3) Classificação de Variáveis. Freqüência absoluta e relativa. Distribuições de freqüências. Representação gráfica de frequências.

4) Medidas de posição.

5) Medidas de variabilidade.

6) Representações gráficas de variáveis quantitativas.Comparação inicial de grupos.

7) Espaço amostral, eventos, probabilidade.

8) Probabilidade condicional. Avaliação de testes diagnósticos.

9) Modelos probabilísticos discretos e contínuos.

10) Distribuição amostral e intervalos de confiança.

11) Teste de Hipótese: conceitos básicos. Nível de significância e valor-p.

12) Testes para comparação de 2 amostras independentes.

13) Testes para comparação de 2 amostras pareadas.

14) Análise de concordância.

15) Análise de correlação.

16) Introdução aos modelos de regressão linear e de regressão logística.

Serão realizadas aulas expositivas de conteúdo e sobre software para realização de análise estatística.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:

Trabalhar com projetos individuais de interesse dos alunos.

A avaliação será feita com base em avaliações sistemáticas, realizadas dentro das aulas, e em 1 trabalho prático individual realizado pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA BASICA E COMPLEMENTAR:

MOORE, D. A Estatística Básica e Sua Prática Rio de Janeiro: LTC Editora S.A., 1995

VIEIRA,S., Hossne,W.S. Metodologia Científica para a Área Médica. São Paulo: Editora Campus, 2002.

SOARES, J.F.; SIQUEIRA, A.L. Introdução à Estatística Médica, 2a. Ed., Belo Horizonte: COOPMED, 2002 PAGANO, Marcello; GAUVREAU, Kimberlle. Princípios de Bioestatística. São Paulo: Thomson, 2003