Tópicos Avançados em Micologia I – CMB 10030



45 horas – 3 créditos

Prof. Responsável: Andrea Regina de Souza Baptista e Marcia Ribeiro Pinto da Silva

Disciplina Obrigatória para a Área de Concentração Microbiologia/Linha de Pesquisa Micologia.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

Nas últimas décadas, as estatísticas demonstraram que as doenças fúngicas têm se tornado uma das principais ameaças a saúde humana e animal e aos orçamentos da saúde pública em todo o mundo, principalmente em consequência do aumento de pacientes imunocomprometidos. Ademais, mudanças globais na eco-epidemiologia dos fungos têm sido observadas em decorrência da intervenção humana.  Conhecer as relações que os fungos podem apresentar com seus hospedeiros e seu papel nos diferentes ecossistemas, são temas essenciais para o desenvolvimento de drogas, controle e prevenção das doenças fúngicas. Nesse contexto, e de acordo com a proposta do programa de Pós-graduação, vários especialistas discutirão os temas mais atuais relacionados a área da Micologia.

OBJETIVOS:

A disciplina tem como objetivo a complementação dos conhecimentos básicos em Micologia, oferecendo aos alunos um conteúdo atualizado sobre a biologia celular dos fungos, os mecanismos de patogenicidade, as diversas doenças causadas pelos fungos, assim como o diagnóstico, tratamento, controle e prevenção das micoses de interesse médico e veterinário, no contexto de saúde única.    Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender a biologia celular dos fungos e os diferentes mecanismos utilizados pelos mesmos durante a patogênese; compreender os diferentes métodos de diagnóstico; discutir sobre os diferentes mecanismos de ação e resistência aos antifúngicos atualmente utilizados na clínica e outros mecanismos alternativos de tratamento; discutir sobre os melhores métodos de prevenção e controle das doenças causadas pelos fungos, apresentar artigos científicos e discutir, de forma dinâmica, os temas apresentados durante o curso.

EMENTA:

Características gerais e ecologia dos fungos, Características bioquímicas, morfológicas e fisiológicas dos fungos. Fatores de virulência e patogênese. Micoses de interesse médico e veterinário e seus aspectos epidemiológicos e clínicos. Micoses emergentes. Diagnóstico laboratorial e molecular das doenças fúngicas. Mecanismos de ação e resistência aos antifúngicos. Prevenção e controle das doenças fúngicas.

PROGRAMA TEÓRICO:

Fatores de virulência fúngica, Mecanismos de Ação e Resistência aos Antifúngicos, Resposta imune nas micoses, Micoses sistêmicas, Micoses superficiais e cutâneas, Micoses subcutâneas, Micoses oportunistas, Métodos moleculares e não moleculares aplicados ao diagnóstico de doenças fúngicas, Micotoxinas e Micetismo, Discussão de artigos científicos.

METODOLOGIAS:

METODOLOGIAS:

Metodologia expositiva e uso de métodos ativos

Estratégias didáticas

aula expositiva; debates; estudos dirigidos e seminários

Recursos humanos (convidados) /materiais / tecnológicos necessários:

– aulas ministradas pelos docentes do programa e externos ao programa, segundo sua especialidade.

– quadro branco, projetor multimídia, vídeos, material didático online.

AVALIAÇÃO:

– participação ativa dos alunos nas discussões em salas de aula

– apresentação de seminários

– estudos dirigidos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Micologia Médica À Luz de Autores Contemporâneos – Sidrim, José Júlio Costa / Rocha, Marcos Fábio Gadelha. Guanabara Koogan.

CLARISSE ZAITZ. Compêndio de Micologia Médica. Guanabara Koogan, 2a edição, 2010.

SCORZONI L et al. Antifungal Therapy: New Advances in the Understanding and Treatment of Mycosis. Front Microbiol. 2017 Jan 23;8:36. doi: 10.3389/fmicb.2017.00036.

Patrick Murray, Ken S. Rosenthal, Michael A Pfaller. Microbiologia Médica. Elsevier Brasil.

Sites para consulta: http://www.doctorfungus.org/
http://www.cdc.gov/ncidod/hip/GUIDE/infect.htm
http://www.cellsalive.com/index.htm
http://hub.med.uth.tmc.edu/~hong/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)



Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos

Laboratório de Bacteriologia Veterinária

Laboratório de Bacteriomas Marinhos

Laboratório de Cocos Gram Positivos

Laboratório de Microbiologia Experimental e Aplicada

Laboratório de Paleoparasitologia

Laboratório de Bioquímica e Imunologia das Micoses

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content