História, Origem e Evolução de Doenças Infecciosas – CMB 10021

30 horas – 2 créditos

Prof. Responsável: Daniela Leles

Disciplina Optativa.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

A paleoparasitologia conta um pouco sobre a evolução da vida na Terra a partir dos microrganismos e parasitos recuperados direta ou indiretamente do material antigo, dialoga com várias áreas do conhecimento sendo capaz dê trazer a tona aspectos como: dieta, hábitos higiênicos, extinção e introdução de espécies hospedeiras e parasitárias, mudanças ambientais, só para citar alguns. Assim essa área do conhecimento é uma janela aberta para olharmos as relações parasito-hospedeiro-ambiente ao longo de milhares de anos, o que dá uma perspectiva única na compreensão sobre origem, evolução, dispersão e estabelecimento de vários agentes causadores de doenças infecto-parasitárias ainda persistentes na sociedade moderna.

OBJETIVOS:

– Apresentar a paleoparasitologia por meio da sua história e metodologias.

– Trazer as principais descobertas de microrganismos e parasitos em material antigo e os impactos na compreensão da origem evolução e dispersão das parasitoses.

– Envolver os alunos em buscas bibliográficas, questionamentos e hipóteses sobre os temas aos quais mais se identifiquem  e proporcionar alguma vivência prático-científica na área.

EMENTA:

Diversas infecções que acometem humanos e outros animais atualmente têm distribuição global. A despeito do que a “teoria da transição epidemiológica” propunha, estas infecções não desapareceram e em certas ocasiões até aumentaram sua prevalência e incidência em regiões geográficas onde antes não ocorriam. Algumas infecções na espécie humana são provenientes de parasitos herdados de antepassados pré-hominídeos, enquanto outras datam do início da domesticação das plantas e animais. A paleoparasitologia, ciência que estuda as infecções e doenças infecciosas no passado, tem proporcionado seu diagnóstico em material arqueológico e paleontológico através de diferentes abordagens, seja por evidências indiretas, como iconografia, documentação histórica e artefatos, ou evidências diretas por diagnóstico imunológico, molecular e microscopia. Tal abordagem vai além de fazer inferências através de programas de bioinformática baseados em organismos modernos, mas muitas vezes empiricamente pelo estudo do próprio material antigo desvelam-se as relações parasito-hospedeiro em uma escala temporal antes inimaginável. O estudo de tais infecções e doenças muitas vezes é fundido à história de seus descobridores e as impressões que cada um deles teve à sua época. Por isso, esta é uma ciência em constante evolução com vasto conhecimento acumulado sobre infecções por vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes à luz da paleoparasitologia. Deste modo, é possível reconstituir aspectos de infecções no passado, com permanências ou mudanças de quadros epidemiológicos que persistiram por tempos diversos. Estas mudanças, chamadas de transições paleoepidemiológicas, têm representações no presente, ajudando a se compreender melhor os determinantes de saúde e doença, em uma perspectiva diacrônica.

PROGRAMA TEÓRICO:

Aula 1: Histórico da Paleoparasitologia

Aula 2: Fontes de material antigo para pesquisa paleoparasitológica

Aula 3: Tipos de diagnósticos

Aula 4: Paleoparasitologia e outras áreas – professor convidado

Aula 5: Bactérias em material antigo

Aula 6: Atividade teórico-prática (avaliação)

Aula 7: Vírus em material antigo

Aula 8: Fungos em material antigo

Aula 9: Atividade teórico-prática (avaliação)

Aula 10: Protozoários em material antigo – parte I

Aula 11: Helmintos em material antigo – parte II

Aula 12: Atividade Teórico-prática (avaliação)

Aula 13: Paleoparasitologia e outras áreas – professor convidado

Aula 14: Prática-visita guiada Aula 15: Avaliação Geral da Disciplina

METODOLOGIAS:

Será feita por meio de aulas expositivas quando forem abordados a história, os métodos e descobertas da Paleoparasitologia. A medida que os alunos forem construindo o conhecimento acerca do tema terão capacidade para fazer seus próprios questionamentos em forma de uma hipótese a ser avaliada em conjunto pelos alunos e professor. Também pretende-se aproximar o aluno das “fontes” de material e pesquisa para paleoparasitologia por meio de vivências práticas seja em laboratório e/ou visita a museus ou coleções.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:

As aulas serão ministradas com o uso de computador e datashow com recursos audiovisuais que sensibilizem os alunos para o tema, com muitas imagens e vídeos, sem perder o embasamento científico por meio de livros e artigos específicos da área. Em momentos oportunos traremos especialistas em alguns temas para ministrar algumas das aulas.

AVALIAÇÃO:

Será feita a partir da construção do conhecimento que está sendo estabelecida durante a disciplina e a própria formação acadêmica do aluno. Será proposto que o aluno levante uma hipótese e que está possa ser estudada pela paleoparasitologia, a partir de então ele terá que delinear um pequeno projeto, com introdução, justificativa, objetivos e metodologia a ser usada para comprovação da hipótese, fontes bibliográficas consultadas, cronograma, tipo de projeto: monografia, Pibic, Mestrado, Doutorado ou outro. O aluno deverá entregar uma versão por escrito e apresentá-la no dia pré-determinado.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR:

– Ferreita LF et al. (orgs), 2011. Fundamentos da Paleoparasitologia. Editora Fiocruz: Rio de Janeiro. 482p.

– Ujvari S, 2012. A história da humanidade contata pelos vírus. Editora contexto, 284p.

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)



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