Seminários de Acompanhamento de Trabalho Científico II – CMB 10016

30 horas – 2 créditos

Responsável: Coordenação do Programa

Disciplina Obrigatória para os alunos do Doutorado.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

A disciplina se justifica pela necessidade de acompanhar o desenvolvimento do “Projeto de Tese de Doutorado” de discentes do Programa em relação às suas atividades e conteúdo.Equivalente à qualificação de Doutorado.

OBJETIVOS:

Avaliar o andamento das atividades previstas no “Projeto de Tese de Doutorado” de discentes até o fim do 3o ano (36 meses) do curso de Doutorado.

EMENTA:

Seminário de apresentação do andamento detalhado do “Projeto de Tese de Doutorado”, incluindo introdução, metodologia, resultados parciais, cronograma de execução de etapas ainda não iniciadas e etapas em andamento, dificuldades encontradas e trabalhos publicados (resumos, artigos etc.), para uma Banca Examinadora. Equivale à qualificação de Doutorado. O discente deverá ter concluído ao menos 80% da carga horária total do curso de Doutorado.

PROGRAMA TEÓRICO:

Apresentação do andamento do “Projeto Tese de Doutorado” do discente seguida de arguição e considerações realizadas pelos membros da Banca Examinadora.

METODOLOGIAS:

Apresentação oral pelo discente via “slides” a partir do computador (ou outro dispositivo eletrônico) /projetor multimídia.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:

Debates

RECURSOS:

5 pesquisadores convidados internos e externos ao programa, que atuam nos temas escolhidos

– Docentes e discentes do Programa, bem comopesquisadores externos convidados

– Banca Examinadora: orientador do discente, 1 docente do Programa e 1 pesquisador externo à UFF

– Projetor multimídia e computador (ou outro dispositivo eletrônico afim).

AVALIAÇÃO:

– Arguição pela Banca Examinadora após apresentação oral do discente.

– Serão avaliados a qualidade da apresentação e o andamento do projeto.

BIBLIOGRAFIA BASICA E COMPLEMENTAR:

Não se aplica

Clique e conheça nossos Laboratórios