Virologia Ambiental e de Alimentos – CMB 10028

Disciplina Optativa.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

O estudo de vírus em águas e alimentos, conhecido como virologia ambiental, é uma área da virologia que, nos últimos anos, tem tido grandes progressos. A pesquisa de vírus nessas amostras tem suscitado grande interesse devido à demonstração da importância ambiental no aparecimento de epidemias e surtos. Desta forma, é muito importante que Mestres e Doutores da área de saúde tenham a compreensão do papel do ambiente na transmissão e circulação de diferentes patógenos virais de importância na saúde pública.

OBJETIVOS:

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar e descrever os principais aspectos teóricos e técnicos da virologia ambiental e entender a importância dessa ciência na sua formação profissional e seus campos de atuação, assim como ter desenvolvido habilidades e competências nas suas respectivas áreas.

EMENTA:

Viroses Humanas de Veiculação Hídrica e Alimentar: transmissão, aspectos clínicos e epidemiológicos e medidas de prevenção e controle; Zoonoses Relacionadas a Águas e Alimentos; Metodologias para análise viral no ambiente e em alimentos; Microbial Source Tracking. Análise de Risco de Infecções Virais por Contatos com Água e Alimentos Contaminados.

PROGRAMA:

Aula 1: Aspectos Gerais de Viroses de Transmissão Hídrica e Alimentar

Aula 2: Zoonoses Relacionadas a Águas e a Alimentos

Aula 3 Metodologias em Virologia Ambiental

Aula 4: Microbial Source Tracking

Aula 5: Análise de Risco de Infecções Virais

METODOLOGIAS:

Aulas expositivas; Discussão de Artigos Científicos com apresentação de seminários.

Estratégias didáticas

A cada encontro, inicialmente será feita uma exposição do tema, ministrada pelo professor; seguida de apresentação  de seminários dos alunos relacionados ao tema exposto; de acordo com artigos científicos previamente selecionados.

Recursos humanos (convidados)/materiais/tecnológicos necessários:

Projetor multimídia e textos impressos.

AVALIAÇÃO:

Participação nas discussões em sala de aula e apresentação de seminário em grupo.

BIBLIOGRAFIA BASICA E COMPLEMENTAR:

-Santos NSO, Wigg MD, Romanos MV. Introdução à Virologia Humana. 2ª Ed. Guanabara Koogan, 2008.

– Santos NSO, Wigg MD, Romanos MV. Introdução à Virologia Humana. 3ª Ed. Guanabara Koogan, 2015.

– Fields BN, Knipe DM, Howley PM. Fundamental Virology. 3a ed. Philadephia: Lippincott Williams’s  Wilkins, 1996.

– PRADO, Tatiana  and  MIAGOSTOVICH, Marize Pereira. Virologia ambiental e saneamento no Brasil: uma revisão narrativa. Cad. Saúde Pública [online]. 2014, vol.30, n.7 [cited  2021-01-21], pp.1367-1378. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000701367&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00109213.

– Metcalf TG, Melnick JL, Estes MK. Environmental virology: from detection of virus in sewage and water by isolation to identification by molecular biology–a trip of over 50 years. Annu Rev Microbiol. 1995;49:461-87. doi: 10.1146/annurev.mi.49.100195.002333. PMID: 8561468.

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos