Microbiologia Geral – CMB10100

15 horas – 1 crédito

Prof. Responsável: Adriana de Abreu Correa

Disciplina Obrigatória para todas as áreas de concentração.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

Oferecer o conhecimento básico da microbiologia e parasitologia e sua aplicabilidade na Saúde Coletiva, Animal e Ambiental; dar suporte para outras disciplinas sequenciais durante os cursos de Mestrado e de Doutorado deste Programa de Pós Graduação.

OBJETIVOS:

– Apresentar aos alunos os principais conceitos de microbiologia e de parasitologia;

– Proporcionar os conhecimentos para: compreender a caracterização morfológica, estrutural, fisiológica, metabólica e reprodutiva de vírus, bactérias, fungos e parasitos;

– Compreender a importância de vírus, bactérias, fungos e parasitos em áreas diversas como Saúde Coletiva, Animal e Ambiental.

EMENTA:

Conceitos gerais de Bacteriologia: Citologia, Fisiologia e Genética Bacteriana conforme seus aspectos interativos nas fisiopatologias das doenças infecciosas bacterianas. Mecanismos de ação e resistência aos antimicrobianos. Relações simbióticas – bactérias x ser humano. Metodologias diagnósticas para doenças infecciosas bacterianas. Conceitos gerais de Virologia: Estrutura e Replicação Viral. Mecanismos de patogenicidade.  Diagnóstico laboratorial das viroses. Métodos de prevenção e controle das viroses. Conceitos gerais de Parasitologia: Parasitismo. Epidemiologia e profilaxia das parasitoses. Bases diagnósticas das parasitoses.   Conceitos gerais de Micologia: Estrutura e Classificação. Mecanismos de patogenicidade.  Diagnóstico laboratorial das micoses. Métodos de prevenção e controle das micoses.

PROGRAMA TEÓRICO:

Aula 1: Conceitos Gerais da Virologia

– Histórico da Virologia;

– Estrutura e Replicação Viral;

– Principais conceitos sobre Patogenia de Infecções Virais e Resposta Imunológica às Viroses;

– Principais Métodos de Diagnóstico de Viroses;

– Prevenção e Controle de Viroses.

Aula 2: Conceitos Gerais de Bacteriologia

– Estrutura básica dos procariotos: aspectos gerais da citologia bacteriana- Relações simbióticas – bactérias x ser humano: mutualismo, comensalismo e parasitismo – estabelecimento da relação saúde x doença

– Integração das moléculas estruturais bacterianas no processo fisiopatológico das doenças infecciosas: importância e participação da estrutura celular no estabelecimento das infecções e desenvolvimento de dano tecidual

– Fisiologia bacteriana: importância do metabolismo celular bacteriano duranteo processo de infecção e desenvolvimento de dano tecidual

– Genética bacteriana básica: replicação do DNA cromossômico e divisão celular, mecanismos de transferência horizontal de genes e sua relação direta com virulência e resistência a antimicrobianos

– Mecanismos de ação de antimicrobianos e resistência bacteriana intrínseca x extrínseca

– Metodologias diagnósticas para doenças infecciosas bacterianas

Aula 3: Conceitos Gerais em Parasitologia

Parte 1

-Uma visão crítica sobre as definições de parasitismo

-Principais conceitos e termos usados em parasitologia para compreensão da classificação, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia das parasitoses.

Parte 2

-Origem e dispersão dos parasitos

-Fatores associados a emergência de parasitoses

-Evolução do parasitismo

Aula 4: Conceitos Gerais em Micologia

– Os fungos e o ambiente. Relações dos fungos com o homem e com os animais. Importância econômica do Reino Fungi.

– Taxonomia, morfologia e fisiologia dos fungos e suas implicações no campo da Micologia Médica.

– Epidemiologia e Diagnóstico das Principais Micoses de interesse humano e veterinário.

 – Ação e mecanismos de resistência aos antifúngicos.

Aula 5:  Avaliação

METODOLOGIAS:

Para cumprir o Programa, a disciplina será desenvolvida com aulas teóricas expositivas (3h) de cada um dos quatro módulos, fornecendo a base para o desenvolvimento de seminários que deverão ser apresentados em grupo ao final da disciplina, de modo a estimular a busca ativa pelo aprofundamento do conhecimento, desenvolvendo estratégias interativas de ensino x aprendizado.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:

As aulas contarão com recursos audiovisuais atrativos para os alunos, assim como um diálogo permanente para lhes incitar uma visão crítica a respeito do que está sendo ministrado, de forma que a construção de conhecimento se dê com a participação de todos os envolvidos. Quanto aos seminários, esse será um momento de interação entre alunos e professores, e proporcionará ao aluno vivência didática no âmbito da pesquisa científica.

AVALIAÇÃO:

Ao final da disciplina, a avaliação de conteúdo se dará pela apresentação de um seminário em grupo, com avaliação individual e global.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR:

Introdução à Virologia Humana. 2 E 3 Eds. Santos Nso, Wigg Md, Romanos Mv. Guanabara Koogan, 2008, 2015.

– Microbiologia de Brock, 12ª, 14ª Eds. Michael T. Madigan, John M. Martinko, Kelly S. Bender, Daniel H. Buckley, David A Stahl. Artmed, 2010, 2016.

– Microbiologia. 10ª e 12ª Eds. Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke, Christine L. Case. Artmed, 2010, 2016.

– Ferreira LF, Chieffi PP, Araujo A, 2012. Parasitismo não é doença parasitária. Norte Ciência, vol. 3, n. 1, p. 200-221.

– Coura JR (org.), 2013. Dinâmica das Doenças Infeccionas e Parasitárias. Capítulo Parasitos e Hospedeiros: Evolução Genômica sob o Jugo da Rainha Vermelha. Editora Guanabara Koogan.

– SIDRIM, J.J.C. & ROCHA, M.F.G. – Micologia Médica à Luz de Autores Contemporâneos – Rio de Janeiro – RJ; Editora Guanabara Koogan, S.A., 2004.

– ZAITZ, C., CAMPBELL, I., MARQUES, S.A., RUIZ, L.R.B., FRAMIL. VMR.  Compêndio de Micologia Médica. 2ª Edição. Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 2010.

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos

Laboratório de Bacteriologia Veterinária

Laboratório de Bacteriomas Marinhos

Laboratório de Cocos Gram Positivos

Laboratório de Microbiologia Experimental e Aplicada

Laboratório de Paleoparasitologia

Laboratório de Bioquímica e Imunologia das Micoses

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content