Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Virologia

Prof.ª Dr.ª Adriana de Abreu Corrêa

(Mestrado)

adriabreucorrea@gmail.com

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Concluiu o mestrado em Biotecnologia (Área de concentração Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado (2010) por este mesmo programa de pós graduação, ambos desenvolvidos no Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia desta universidade. No ano de 2009 atuou no Laboratório de Vírus Contaminantes de Águas e Alimentos, da Universidade de Barcelona, Espanha, no desenvolvimento de estágio de Doutorando no Exterior (CAPES/PDEE). Atuou como Pesquisadora Visitante no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental, do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, desenvolvendo seu Pós Doutorado com bolsa de estudos do convênio CNPq/Fiocruz, no período entre 2010-2012. Atualmente é Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto II, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, com ênfase em Virologia Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: vírus gastrentericos transmitidos pelo
ambiente aquático e por alimentos.

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Viana Pinto

(Mestrado)

E-mail: anapintoj26@gmail.com

Currículo Lattes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1980) e mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade federal Fluminense. Atualmente é professor de virologia associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Virologia inclusive Virologia animal, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: virologia, diagnóstico laboratorial e avaliação de atividade antiviral de substâncias de origem natural e obtidas por síntese química. Docente parecerista da Comissão Interna UFF/ PROEXT 2016 – MEC/SESu ( Pró-reitoria de Extensão e Escola de Extensão da Universidade Federal Fluminense). Docente representante da UFF consultor Ad Hoc junto ao MEC/SESu no Programa de Apoio a Extensão Universitária MEC/SESu 2016. Docente do Núcleo docente estruturante do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Prof. Dr. Rafael Brandão Varella

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias
Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias

E-mail: rvarella@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (2001), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ (2008) e Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano (2014). Atua na área de Virologia, com ênfase em Biologia Molecular de vírus, Evolução genética, Patogenia viral e Diagnóstico. Participa dos grupos de pesquisa em Diagnóstico e patogenia molecular de vírus (UFF) e do Grupo de Estudo de Infecções em Receptores de Transplantes de Órgãos Sólidos (UFRJ). É Professor Adjunto de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor dos Programas de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicada da UFF e de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ.

Prof.ª Dr.ª Silvia Maria Baeta Cavalcanti

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:
Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias:

E-mail: silviacavalcanti@vm.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Ciências Biológicas Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora titular da disciplina de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Universidade Federal Fluminense.  Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: hpv, pcr, câncer, neoplasia e diagnóstico laboratorial. Destacam-se os estudos de epidemiologia molecular e filogenética viral. Além dos estudos em vírus e câncer, desenvolve projetos na área de epigenética do câncer, em especial, pesquisas sobre metilação gênica.

Prof.ª Dr.ª Tatiana Xavier de Castro

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: txcastro@yahoo.com.br

Linhas de Estudo:

Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado na mesma instituição (2010). Fez Pós-doutorado no Laboratório de Virologia comparada e Ambiental, Instituto Oswaldo Cruz (2010 a 2011). Atualmente é Professora Adjunta na disciplina de Virologia, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de clínica médica de pequenos animais e microbiologia, com ênfase em Diagnóstico Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, gatos, enterite, diagnóstico molecular e sequenciamento.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »