Rita de Cassia Nasser Cubel Garcia

Colaboradora Externa.

Área de Concentração: Microbiologia

Linha de Pesquisa: Virologia

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985), Mestrado (1989) e Doutorado (1995) em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Virologia, principalmente nos seguintes temas: Parvovírus humano B19 e de animais (Parvovírus canino e felino), como também outros agentes de gastrenterite em humanos e animais (rotavírus, coronavíurs, calicivirus, astrovírus). Foi Chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico no período de 2015-2019. Atual representante do Instituto Biomédico no Conselho Universitário da UFF para o biênio 2019-2020.

Projetos de Pesquisa em andamento:

Detecção e caracterização molecular dos Parvovirus de canídeos e felídeos selvagens do Parque Nacional de Itatiaia

Seguimento clínico de gestantes com exantema e de seus filhos: estudo prospectivo de coorte

Orientações Concluídas:

Mestrado:

Cinthya Fonseca Domingues
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Tatiana Xavier de Castro
Dissertação: “ESTUDO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DOS PARVOVÍRUS DE FELINOS DOMÉSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2008-2017)”
Data da defesa: 28 de março de 2018.

Daiana Lima Almada
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Solange Artimos de Oliveira
Dissertação: “DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE PARVOVÍRUS HUMANO
B19 EM AMOSTRAS DE SALIVA DE PACIENTES COM ERITEMA INFECCIOSO”
Data da defesa: 20 de julho de 2016.

Erika Moutinho Costa
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Tatiana Xavier de Castro
Dissertação: “Caracterização molecular dos genes M e S dos Coronavírus associados a gastrenterite em cães no estado do Rio de Janeiro”
Data da defesa: 28 de fevereiro de 2013.

Artigos Publicados (2017-Atual):

Quantitative real-time PCR for differential diagnostics of parvovirus B19 infection in acute liver failure patients.

Parvovirus B19 Infection in a Fatal Case of Acute Liver Failure.

Persistence of parvovirus B19 in liver from transplanted patients with acute liver failure

HIGH PREVALENCE OF PARVOVIRUS B19 INFECTION IN PATIENTS WITH CHRONIC KIDNEY DISEASE UNDER HEMODIALYSIS: A MULTICENTER STUDY.

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos