Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Parasitologia e Paleoparasitologia

Prof.ª Dr.ª Adriana Pittella Sudré

(Mestrado)

Linhas de Estudo:

Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Estudos da patogenia de microrganismos e parasitas de interesse em saúde humana e animal
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias

E-mail: asudre@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Patologia (Área de concentração: Patologia Clínica e Análises Clínicas) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Ciências pela UFRRJ (2012). Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:diagnóstico de parasitoses (microscopia, imunodiagnóstico e biologia molecular) e educação em saúde.

Prof.ª Dr.ª Alynne da Silva Barbosa

(Mestrado)

E-mail: alynnedsb@gmail.com

Linhas de Estudo:

Epidemiologia e diagnóstico de helmintos e protozoários em animais domésticos e silvestres
Estudo da biodiversidade de Balantidium em animais e humanos

Currículo Lattes.

Professora Adjunta de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências no curso de Medicina Tropical, Fundação Oswaldo Cruz (2015). Participou do programa de doutorado sanduíche do Ciências sem fronteiras do CNPq na Universidade Complutense de Madrid, Espanha (2014/2015). Mestre em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tenho experiência na pesquisa de parasitoses intestinais de animais domésticos e silvestres e no diagnóstico de protozoários e helmintos em amostras ambientais, como água e solo. Atualmente atuo na avaliação da diversidade de Ciliados como o gênero Balantidium em amostras fecais de animais, principalmente de suínos, símios e humanos, com ênfase em estudos de isolamento e manutenção de células do ciliado in vitro, bem como sua caracterização filogenética e ultraestrutural.

Prof.ª Dr.ª Beatriz Brener de Figueiredo

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:
Estudos da patogenia de microrganismos e parasitas de interesse em saúde humana e animal
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias
Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos

E-mail: brener@vm.uff.br

Linhas de Estudo:

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é Professor Associado de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária.

Prof.ª Dr.ª Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior

(Mestrado)

E-mail: claudiauchoa@vm.uff.br

Linhas de Estudo:

Educação em Saúde em parasitoses
Estudo da biodiversidade de Balantidium coli e outras parasitoses gastrintestinais em animais domésticos e silvestres
Pesquisa de helmintos e protozoários gastrintestinais em amostras fecais de animais domésticos e silvestres
Pesquisa de parasitos em humanos
Pesquisa de parasitos teciduais em humanos e outros animais

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ-RJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando com parasitos intestinais, leishmaniose e educação em saúde.

Prof.ª Dr.ª Daniela Leles de Souza

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:
Paleoparasitologia

E-mail: dleles@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2003), especialização em Paleopatolgia e Paleoparasitologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz, ENSP-FIOCRUZ (2004). Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ. Pós-doc FAPERJ (2010-2011). Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Professora Adjunta na disciplina de Parasitologia (Instituto Biolmédico – MIP) pela Universidade Federal Fluminense. Realiza pesquisas na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico molecular de parasitos em material moderno e arqueológico.

Prof.ª Dr.ª Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos

(Mestrado)

E-mail: danuzamattos@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense e colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Veterinária e Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia de pescado, hipersensibilidades relacionadas a parasitos, zoonoses parasitárias, Toxoplasmose, micotoxinas e educação em saúde.

Prof.ª Dr.ª Dilvani Oliveira Santos

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: profa.dilvani.uff@gmail.com

Currículo Lattes.

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. É graduada em Biomedicina (1982). Leciona as disciplinas ” Biologia Celular e Molecular”, “Iniciação à Pesquisa” e “Iniciação à Docência” para o Curso de graduação em Biomedicina e Biologia Celular para o Curso de graduação em Farmácia. Coordena o Laboratório de Biopatógenos e Ativação Celular & Processos Educacionais (Labiopac&ProEduc/UFF). É membro da Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (Instituto Biomédico -UFF); Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia (Instituto de Biologia – UFF) e Curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão ( CMPDI ). Fêz Pós Doutorado no Innogenetics -Ghent- Bélgica (fellowship CNPq / 1992-1994); Pós-Doutorado no Innogenetics- Bélgica (fellowship Organização Mundial da Saúde/ 1996) e Profa. Visitante da University of Ghent – Bélgica (fellowship Capes/ 2009). Tem experiência na área de Biologia Celular e Imuno-Patologia e Processos Educacionais nos seguintes temas: (1) Hanseniase e Leishmaniose cutanea – pesquisa com células dendríticas humanas, Mycobacterium leprae, Leishmania braziliensis, macrófagos humanos, oxido nitrico, atividade anti-microbiana, queratinócitos humanos, Vitamina D, bioprodutos marinhos e atividade leishmanicida, citocinas, moléculas coestimulatórias de resposta imune, citometria de fluxo intracelular e de superfície; ensaio imunoenzimático – ELISA ; Microscopia óptica e eletrônica de transmissão (2) Tripanosomatídeos monoxênicos e infecções cutâneas oportunistas (microscopia óptica e eletrônica); endosimbionte; óxido nítrico; (3) Processos Educacionais visando os benefícios da Biotecnologia para Promoção da Saúde da criança e adolescentes ouvintes e surdos; Confecção de livro infanto-juvenil plurilíngue para ouvintes e surdos e; confecção de história em quadrinho para ouvintes e surdos e (4) Direito à promoção da saúde da pessoa surda.

Prof.ª Dr.ª Patricia Riddell Millar Goulart

(Mestrado)

Linhas de Estudo:

Aspectos clínicos e epidemiológicos de parasitoses com ênfase em Toxoplasma gondii  
Estudos da patogenia e aspectos profiláticos de  parasitoses zoonóticas.

E-mail: patriciariddell@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Medic. Veterin.(Hig. Veter. Proc. Tecn. Prod. Org. Animal) e doutorado em Medic. Veterin.(Hig. Veter. Proc. Tecn. Prod. Org. Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Toxoplasma gondii, animais de produção, Inspeção de produtos de origem animal e enteroparasitas.

Prof. Dr. Ricardo Luiz Dantas Machado

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:

Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias
Estudos evolutivos de microrganismos e parasitas de interesse humano e veterinário

E-mail: ricardomachado@id.uff.br

Currículo Lattes.

Professor Titular-Livre do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (2017- ). Farmacêutico (1984) com especialização em Bioquímica de Alimentos e Indústria de Medicamentos pela Universidade Federal Fluminense (1985). Mestre (1997) e Doutor (2001) em Ciências Biológicas (área de concentração em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários) pela Universidade Federal do Pará. Fez doutorado sanduiche na London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra. Livre-Docente em Ciências Biológicas (área de Parasitologia) pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2008). Atuou como Professor em cursos de graduação nas disciplinas de Tecnologia de Alimentos (1987-1990), Parasitologia e Imunologia (1996-2013) em Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada . Atuou como Especialista em Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública no Instituto Evandro Chagas/SVS/Ministério da Saúde (2013-2017). Coordenou o programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde do Instituto Evandro Chagas/SVS/MS (2015-2017), orientador do Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE/UNESP) e do Programa de Pós-Graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários da UFPA. Coordenador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Editor associado do BMC Infectious Diseases. Revisor de periódicos de circulação nacional e internacional. As linhas de pesquisa estão direcionadas na identificação de agentes etiológicos das moléstias parasitárias de interesse médico-sanitário, quanto aos aspectos biológicos, moleculares, diagnósticos, imunopatológicos e epidemiológicos, com enfoque na relação parasito-hospedeiro. Atua principalmente em Malária e enteropatógenos.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »