Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Objetivos

O PPGMPA tem como objetivo principal a formação de profissionais de qualidade, em nível de Mestrado e Doutorado, capacitados à pesquisa e formação de recursos humanos, com raciocínio crítico e independente, nas áreas de Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia. Este objetivo geral está fundamentado no avanço e desenvolvimento científico e tecnológico dirigido para necessidades nacionais, em especial, propondo temas atuais e, por vezes, pouco contemplados, a fim de suprir a carência de profissionais especializados em micologia e doenças fúngicas, bem como infecções e doenças virais, bacterianas e parasitárias de impacto em saúde humana e animal, com destaque para leptospirose, toxoplasmose, esporotricose, arboviroses e neoplasias por vírus bem como doenças vinculadas à contaminação microbiana no ambiente. Nosso fim último é contribuir para a promoção de melhoria significativa na qualidade de vida da população de nosso país, através de pesquisas que favoreçam a prevenção, o diagnóstico e o controle de doenças microbianas e parasitárias com impacto em saúde pública e saúde animal.
Objetivos específicos: Formar profissionais, em nível de Mestrado e Doutorado, capacitados à pesquisa e formação de recursos humanos em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas, mais especificamente em Bacteriologia, Micologia, Parasitologia, Paleoparasitologia e Virologia, nas quais são desenvolvidos projetos em temas como: Estudos moleculares e evolutivos de patógenos microbianos e parasitas de interesse em saúde humana e animal, Diagnóstico laboratorial e patogenia das infecções bacterianas, Diagnóstico laboratorial e patogenia das infecções por fungos, helmintos, protozoários e outros parasitos, Diagnóstico laboratorial, Estudos epidemiológicos e patogenia das infecções virais, Doenças de veiculação hídrica e Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de Estudos com drogas antimicrobianas e antivirais com potencial de tratamento de doenças humanas e de animais.
Vale ressaltar que o PPGMPA foi instituído em 2007, através do esforço pessoal congregando nosso corpo docente, realizado pela Dra. Jussara Pereira do Nascimento. Com o seu falecimento, no início deste mesmo ano, o programa perdeu sua idealizadora e principal referência. Após diversos problemas relacionados à implantação do curso e à coordenação, apresentados na última avaliação trienal, referente ao período 2010-2012, o programa alcançou as metas propostas para seu desempenho, tendo obtido conceito 4,0 em 2013. Com a melhoria do conceito, decidimos encaminhar o APCN para doutorado em 2014, o qual foi aprovado e implementado no 2º semestre de 2015. Hoje temos 13 doutorandos, 4 com bolsa Capes e 4 com bolsa Faperj, o que nos impulsiona para completar a formação de nossos alunos nas suas áreas de concentração.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »