Normas para Elaboração de dissertações e Teses

1.  A apresentação da dissertação/tese deve ser feita de acordo com a publicação editada pela EdUFF (Abreu ES, Teixeira JCA. Apresentação de Trabalhos Monográficos de Conclusão de Curso. EdUFF, 10ª edição, 2012), que pode ser consultada em http://www.eduff.uff.br/index.php/livros/218-apresentacao-de-trabalhos-monograficos-de-conclusao-de-curso (versão em pdf acesso livre), excluindo as formatações estabelecidas ao final destas normas.

2.  Artigos publicados, aceitos para publicação ou enviados para publicação (com as cartas de aceite ou de recebimento dos periódicos) devem ser incluídos no fim da dissertação/tese como anexos.

3. Referências bibliográficas da dissertação/tese – de acordo com as normas do International Committee of Medical Journal Editors – http://www.icmje.org. De forma resumida, estas normas podem ser encontradas em http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. As referências devem ser em espaço simples, porém deve haver espaço de uma linha em branco entre as referências (Fonte: Arial 12).

4. Os alunos poderão optar entre as seguintes formatações de tese/dissertação: convencional ou compactada*.

ORDENAÇÃO DOS ELEMENTOS NA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

ESTRUTURA ELEMENTOS – FORMATAÇÃO CONVENCIONAL ELEMENTOS – FORMATAÇÃO COMPACTADA*
Pré-textuais Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Ficha catalográfica (obrigatório)
Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional)
Agradecimento (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira: inglês – Abstract (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviatura, siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Ficha catalográfica (obrigatório)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimento (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira: inglês – Abstract (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviatura, siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Textuais (obrigatório) Introdução Desenvolvimento Conclusões Introdução
Objetivos
Material e métodos
Resultados
Discussão
Conclusões
Introdução
Objetivos
Resumo em português antes de cada artigo científico
Artigo(s) científico(s)
Discussão
Conclusões


*NORMAS PARA FORMATAÇÃO COMPACTADA

1. As partes pré-textual e pós-textual são idênticas à formatação convencional.

2. Os artigos científicos substituirão “Material e Métodos” e “Resultados”. Os resumos que precedem os artigos científicos devem ser mais detalhados. Além disso, esses trabalhos devem estar diretamente relacionados à tese/dissertação. Incluir apenas os artigos essenciais à resposta aos objetivos da tese/dissertação. Aqueles publicados durante este período, porém sem relação direta com a tese/dissertação, podem ser inseridos na parte pós-textual no Capítulo “Anexos” ou “Apêndices”.

3. Figuras, tabelas ou outras informações relevantes à discussão da tese/dissertação, que não puderam ser incluídas nos artigos científicos por limitação de espaço, podem ser inseridas na parte pós-textual.

4. Outras atividades relevantes do aluno durante seu curso também poderão ser colocadas na parte pós-textual (opcional).

5. Para alunos de Doutorado que optarem pela formatação compactada:

– É necessário que o aluno apresente pelo menos DOIS ARTIGOS CIENTÍFICOS publicados ou aceitos, dos quais pelo menos um deve ser publicado em periódico Qualis B2 ou superior e outro, pelo menos, em periódico Qualis B de acordo com a classificação mais recente da CAPES na Área de Concentração CBIII.O aluno deve ser primeiro autor em pelo menos um artigo e coautor em outro artigo. O orientador deve ser coautor em todos os artigos.

6. Para alunos de Mestrado que optarem pela formatação compactada:

– É necessário que o aluno apresente pelo menos UM ARTIGO CIENTÍFICO publicado ou aceito em periódico Qualis B3 ou superior de acordo com a classificação mais recente da CAPES na Área de Concentração CBIII. O aluno deve ser primeiro autor do artigo. O orientador deve ser coautor em todos os artigos.

7. O formato dos artigos incluídos no trabalho deverá obedecer às seguintes normas:

a) Para artigos publicados: colocar cópia tal como foi publicado;

b) Para artigos aceitos tendo o autor já recebido as provas no formato impresso da revista: colocar tal como ele está nas provas, ou seja, já no formato de artigo impresso para publicação;

c) Para artigos aceitos não tendo o autor recebido ainda a cópia das provas no formato impresso em que será publicado: colocar no formato do manuscrito submetido à revista. Colocar a comprovação de aceite como figura logo após o resumo em português;

8. Todas as páginas da tese/dissertação deverão estar numeradas em sequência própria, mesmo que os artigos incluídos no trabalho tragam sua própria numeração.

Regras para formatação do manuscrito:

1 – Redação

O texto deve ser redigido de forma clara com concisão, impessoalidade, objetividade, precisão e simplicidade.

2 – Papel

Utilizar papel 75g./80 gr., tipo A-4, tendo 297mmX210mm.

3 – Texto

Utilizar Fonte Times New Roman/ Arial, tamanho 12, em espaço 1,5 cm devendo o texto ser justificado às margens. Margens esquerda, superior e inferior de 3 cm e margem direita de 2 cm. Os parágrafos devem ter 3 cm a partir da margem esquerda.  Entre os parágrafos, deve-se utilizar mesmo espaçamento do texto (1,5 cm). Dividir seções ou capítulos, numerados em ordem sequencial.

4 – Paginação

Pré-textuais – Iniciar a numeração, a partir da capa, em números romanos minúsculos (i, ii, iii, iv, ….)

Corpo da Monografia e Pós-textuais – Numeração deverá ser feita com números arábicos

A numeração deverá ser no canto superior direito, a 2,5 cm da borda do papel. A capa deve ser contada, porém não deve receber a impressão do número.

5 – Tabelas, ilustrações, quadros:  devem ser inseridas intercalados ao texto. A numeração deve ser sequencial dentro da categoria e devem ter legendas autoexplicativas sem pontuação ao final.

6 – Nota de rodapé

            É uma nota explicativa colocada na parte inferior da página, devendo ser colocada na mesma página em que é referenciada. A nota de rodapé é identificada por números arábicos colocados sobrescritos no texto onde é feita a declaração.

As notas de rodapé são separadas do texto por dois espaços duplos e um traço com um terço da largura útil da página a partir da margem esquerda. Deve-se utilizar a mesma fonte do texto, porém com tamanho menor (10), com espaço simples.

7 – Indicação da fonte consultada no texto

A indicação de fonte consultada no texto deve obedecer à seguinte norma: um autor – Almeida (1991); dois autores Cervo e Bervian (2002); três ou mais autores: França et al. (2001). A palavra “et al.” deve ser grafada em itálico. No caso de dois autores, deve-se utilizar o aditivo “e” em grafia minúscula.

Já a indicação da fonte após o texto, deve vir entre parêntesis seguindo a proposta a seguir: um autor – (ALMEIDA, 1991), dois autores (CERVO; BERVIAN, 2002) e três ou mais autores (FRANÇA et al., 2001). No caso de dois autores, deve-se colocar ponto e vírgula para separar os dois sobrenomes dos autores.

Em caso de mais de uma referência do mesmo autor principal, deve-se utilizar a ordem cronológica de publicação dos artigos do mais antigo ao mais recente. No caso de dois artigos dos mesmos dois primeiros autores do mesmo ano, deve-se usar a identificação “a” e “b” após ano de publicação do artigo como exemplo a seguir: Junqueira et al., 2010a e Junqueira et al., 2010b.

No arquivo abaixo encontram-se os modelos de Capa, Folha de rosto e Folha de aprovação com elementos para a identificação da Tese/Dissertação. Os modelos já estão formatados.

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