DANUZA PINHEIRO BASTOS GARCIA DE MATTOS

Colaboradora.

Área de Concentração: Parasitologia

Linha de Pesquisa: Parasitologia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal Fluminense e orientadora do PPGMPA (Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia veterinária e humana, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia do pescado, hipersensibilidades relacionadas a parasitoses, zoonoses parasitárias, enteroparasitoses, métodos de diagnóstico parasitológico, educação em saúde, metodologias e ferramentas de ensino, Plataforma Moodle, inovação para educação inclusiva e popularização científica.

Projetos de Pesquisa em andamento:

Análise parasitológica de hortaliças condimentares de diferentes sistemas de produção e ambientes comerciais

Comparação da eficiência e padronização de metodologias para pesquisa de estruturas parasitárias em hortaliças

Estudo de helmintos parasitos e metais pesados contaminantes em Trichiurus lepturus do litoral Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Orientações concluídas:

Vivian Moura de Oliveira
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
Coorientador: Prof. Dr. Jorge Luiz Fortuna
Dissertação: “ESTUDO PARASITOLÓGICO DE HORTALIÇAS DE DIFERENTES ESTADOS DO BRASIL”
Data da defesa: 17 de fevereiro de 2020.

Matheus Santos Luquez
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Riddell Millar Goulart
Dissertação: “REVISÃO SISTEMÁTICA E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS EMPREGADOS PARA PESQUISA DE PARASITOS EM HORTALIÇAS”
Data da defesa: 17 de fevereiro de 2020.

Luma Ferreira França
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Danuza Pinheiro Bastos Garcia
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Micheli da Silva Ferreira
Dissertação: “Helmintos parasitos de Trichiurus lepturus do litoral do Estado do Rio de Janeiro, Brasil”
Data da defesa: 25 de fevereiro de 2019.

Artigos Publicados (2017-Atual):

Cine-Parasito: uso de vídeos e seriados de TV como atividades complementares no ensino da Parasitologia.

PESQUISA DE COLIFORMES E PARASITOS EM ALFACE (Lactuca sativa L. Var. Crispa) COMERCIALIZADOS EM SUPERMERCADOS DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA.

Methodological innovations for the study of irreplaceable samples reveal giardiasis in extinct animals (Nothrotherium maquinense and Palaeolama maior).

FREQUENCY OF ENTEROPARASITOSES IN PRESCHOOL CHILDREN ATTENDING DAYCARE CENTERS: A SURVEY APPLYING PARASITOLOGICAL AND IMMUNOLOGICAL METHODS.

INCREASING THE EFFICIENCY OF SPONTANEOUS SEDIMENTATION FOR THE DIAGNOSIS OF INTESTINAL PROTOZOA.

Pesquisa de coliformes e parasitos em alface (Lactuca sativa Linnaeus var. Crispa) comercializados em supermercados de Teixeira de Freitas-BA.

Giardia duodenalis associated with other gastrointestinal parasites in sheep in the North of the Brazilian state of Parana.

Lecithochirium monticellii DIGENETIC TREMATODE PARASITES OF Trichiurus lepturus (ACTINOPTERYGII) FROM THE STATE OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL, WITH NOTES ON ITS TAXONOMY.

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos