15 horas – 1 crédito
Prof. Responsável: Ana Maria Viana Pinto e Claudia Lamarca Vitral
Disciplina Obrigatória.
PLANO DE DISCIPLINA
JUSTIFICATIVA:
Com múltiplos significados, a biossegurança, pode ser definida de maneira diferente em várias disciplinas. Um programa de biossegurança visa implementar ações para identificar, prevenir controlar, gerenciar eliminar e ou minimizar riscos relacionados às atividades que possam interferir na qualidade de vida e saúde de acordo com o setor particular da biossegurança como: os relacionados a vida e saúde humana, dos animais, dos vegetais e da integridade do meio ambiente.
A interligação desses setores justifica a abordagem integrada da biossegurança englobando ações, sistemas e políticas de regulamentação estrategicamente essenciais para a pesquisa e desenvolvimento sustentável, que visam analisar, gerenciar e prevenir os possíveis efeitos adversos inclusive aqueles relacionados com as novas tecnologias da saúde para dessa maneira manter o equilíbrio em todos os setores da biossegurança.
Na área biomédica a biossegurança também engloba as ações, sistemas e políticas de proteção dos seres humanos à exposição à agentes químicos,agentes biológicos patogênicos principalmente quando os indivíduos trabalham ou poderão estar expostos a esses agentes inclusive os de alto risco, como os microorganismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) altamente transmissíveis e letais. Existem vários componentes que juntos contribuem para a biossegurança, no entanto, em termos gerais, todos eles podem ser considerados importantes na redução e controle de riscos. Equipamentos de proteção individual, sistemas de contenção física de laboratório e técnicas de descontaminação são componentes bem conhecidos de alguns sistemas de biossegurança.
A biossegurança também visa proteger contra atos de bioterrorismo e impedir eventos adversos de biossegurança, além de oferecer métodos de intervenções e sugerir possíveis mudanças nas políticas e sociais que possam ser adotadas pelas agências reguladoras governamentais.
OBJETIVOS:
Dominar os conceitos básicos de Biossegurança;
Conhecer e identificar os tipos de riscos presentes no ambiente de trabalho;
Conhecer os riscos biológicos e/ou químicos a que estão expostos os profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde e as medidas utilizadas para sua minimização;
Conhecer os princípios básicos de descarte de resíduos;
Entender a relação entre Biossegurança e Controle de Qualidade.
EMENTA:
Estudo das boas práticas de biossegurança e sua aplicação na prevenção de riscos para os profissionais que trabalham com materiais biológicos e/ou químicos, no contexto dos serviços de saúde.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
Capacidade do aluno reconhecer os padrões adequados de biossegurança em ambientes diversos de trabalho. Sensibilizar os alunos quanto as noções básicas de biossegurança cabíveis às situações diferentes de risco a que eles poderão estar expostos por meio de uma sequência didática e ou profissional. Estimular o aluno aplicar os conteúdos aprendidos no cotidiano de modo a se posicionar de forma crítica em relação a possíveis situações de riscos biológicos e químicos. Promover mudanças e alterar a realidade da insegurança em ambientes de trabalho diversificados e implementar um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e a integridade do meio ambiente.
PROGRAMA TEÓRICO:
Avaliação
METODOLOGIAS:
Na sequência didática serão utilizados recursos de ensino simples e de fácil aplicação como: aplicação de questionário, aula expositiva e dialogada, elaboração de jogo didático e aplicação de biojogo. Avaliação visará a incorporação de conhecimentos novos às ideias prévias relacionada a vivência do aluno.
Estratégias didáticas
Entre as estratégias adotadas, o ponto de partida será mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos em possíveis situações de biossegurança encontradas no ambiente de trabalhodentro e fora dos laboratórios inclusive de sala de aula.
Aulas expositiva e dialogadas com o uso de ferramentas como Power Point
Roda de conversa sobre biossegurança em contexto atual de interesse geral. (Tema a ser escolhido)
Elaboração e Aplicação de biojogo para verificar fixação de conhecimentos.
Formação de grupos de estudos, leituras e sistematizações (para elaboração dos jogos)
Recursos humanos
Professores do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas
Convidados com expertise em biossegurança em biotérios, legislação atualizada para experimentação animal e registro do Biotério no CONCEA Convidado com expertise em qualidade em laboratório de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
A aprovação na disciplina requer frequência mínima de 75% (conforme legislação vigente) Pré-teste para avaliar conhecimento prévio, aplicação de biojogo, aula dialogada e elaboração de jogo didático. Avaliação durante a roda de conversa. Avaliações serão realizadas em trabalho de grupo em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: