O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório – CMB 10011

15 horas – 1 crédito

Prof. Responsável: Ana Maria Viana Pinto e Claudia Lamarca Vitral

Disciplina Obrigatória.

PLANO DE DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA:

Com múltiplos significados, a biossegurança, pode ser definida de maneira diferente em várias disciplinas. Um programa de biossegurança visa implementar ações para identificar, prevenir controlar, gerenciar eliminar e ou minimizar riscos relacionados às atividades que possam interferir na qualidade de vida e saúde de acordo com o setor particular da biossegurança como: os relacionados a vida e saúde humana, dos animais, dos vegetais e da integridade do meio ambiente.

A interligação desses setores justifica a abordagem integrada da biossegurança englobando ações, sistemas e políticas de regulamentação estrategicamente essenciais para a pesquisa e desenvolvimento sustentável, que visam analisar, gerenciar e prevenir os possíveis efeitos adversos inclusive aqueles relacionados com as novas tecnologias da saúde para dessa maneira manter o equilíbrio em todos os setores da biossegurança.

Na área biomédica a biossegurança também engloba as ações, sistemas e políticas de proteção dos seres humanos à exposição à agentes químicos,agentes biológicos patogênicos principalmente quando os indivíduos trabalham ou poderão estar expostos a esses agentes inclusive os de alto risco, como os microorganismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) altamente transmissíveis e letais. Existem vários componentes que juntos contribuem para a biossegurança, no entanto, em termos gerais, todos eles podem ser considerados importantes na redução e controle de riscos. Equipamentos de proteção individual, sistemas de contenção física de laboratório e técnicas de descontaminação são componentes bem conhecidos de alguns sistemas de biossegurança.

A biossegurança também visa proteger contra atos de bioterrorismo e impedir eventos adversos de biossegurança, além de oferecer métodos de intervenções e sugerir possíveis mudanças nas políticas e sociais que possam ser adotadas pelas agências reguladoras governamentais.

OBJETIVOS:

Dominar os conceitos básicos de Biossegurança;

Conhecer e identificar os tipos de riscos presentes no ambiente de trabalho;

Conhecer os riscos biológicos e/ou químicos a que estão expostos os profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde e as medidas utilizadas para sua minimização;

Conhecer os princípios básicos de descarte de resíduos;

Entender a relação entre Biossegurança e Controle de Qualidade.

EMENTA:

Estudo das boas práticas de biossegurança e sua aplicação na prevenção de riscos para os profissionais que trabalham com materiais biológicos e/ou químicos, no contexto dos serviços de saúde.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

Capacidade do aluno reconhecer os padrões adequados de biossegurança em ambientes diversos de trabalho. Sensibilizar os alunos quanto as noções básicas de biossegurança cabíveis às situações diferentes de risco a que eles poderão estar expostos por meio de uma sequência didática e ou profissional. Estimular o aluno aplicar os conteúdos aprendidos no cotidiano de modo a se posicionar de forma crítica em relação a possíveis situações de riscos biológicos e químicos. Promover mudanças e alterar a realidade da insegurança em ambientes de trabalho diversificados e implementar um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e a integridade do meio ambiente.

PROGRAMA TEÓRICO:

  1. Histórico e princípios de biossegurança: contenção primária e secundária.
  2. Níveis de biossegurança em laboratórios.
  3. Biossegurança ambiental. Importância de mapas de risco em ambiente de trabalho.
  4. Biossegurança e Vacinação.
  5. Transporte de agentes biológicos, princípios de controle microbiológico.
  6. Segurança com produtos químicos e radioativos. Prevenção e atuação em acidentes.
  7. Biossegurança em biotérios, legislação atualizada para experimentação animal e registro do Biotério no CONCEA

Avaliação

METODOLOGIAS:

Na sequência didática serão utilizados recursos de ensino simples e de fácil aplicação como: aplicação de questionário, aula expositiva e dialogada, elaboração de jogo didático e aplicação de biojogo. Avaliação visará a incorporação de conhecimentos novos às ideias prévias relacionada a vivência do aluno.

Estratégias didáticas

Entre as estratégias adotadas, o ponto de partida será mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos em possíveis situações de biossegurança encontradas no ambiente de trabalhodentro e fora dos laboratórios inclusive de sala de aula.

Aulas expositiva e dialogadas com o uso de ferramentas como Power Point

Roda de conversa sobre biossegurança em contexto atual de interesse geral. (Tema a ser escolhido)

Elaboração e Aplicação de biojogo para verificar fixação de conhecimentos.

Formação de grupos de estudos, leituras e sistematizações (para elaboração dos jogos)

Recursos humanos

Professores do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Convidados com expertise em biossegurança em biotérios, legislação atualizada para experimentação animal e registro do Biotério no CONCEA Convidado com expertise em qualidade em laboratório de pesquisa.

AVALIAÇÃO:

A aprovação na disciplina requer frequência mínima de 75% (conforme legislação vigente) Pré-teste para avaliar conhecimento prévio, aplicação de biojogo, aula dialogada e elaboração de jogo didático. Avaliação durante a roda de conversa. Avaliações serão realizadas em trabalho de grupo em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  1. Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática: Agência Nacional de Vigilância Sanitária https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/manuais
  2. Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/biosseguranca_saude_prioridades_estrategicas_acao_p1.pdf
  3. Diretrizes da OMS Sobre Higienização das Mãos na Assistência à Saúde https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/manuais
  4. Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/manuais
  5. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar.Pedro Teixeira, Silvio Valle. Editora Fiocruz
  6. Classificação de Risco dos Agentes Biológicos: Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde.https://www.ib.unicamp.br/comissoes/sites/www.ib.unicamp.br.comissoes/files/classif icacao_risco_agentes_biologicos_3ed.pdf.
  7. Laboratory biosafety manual Third edition (OMS) World Health Organization Geneva https://www.ib.unicamp.br/comissoes/sites/www.ib.unicamp.br.comissoes/files/Lab_biosafety_manual_3Ed_.pdf
  8. Lei Arouca, Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regula a pesquisa com animais. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm
  9. Guia brasileiro de produção e manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica Fasc.2 1ª Ed. 30 de Maio de 2019 Conselho Nacional De Controle De Experimentação Animal
  10. Normativas do CONCEA para produção manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. Leis, decretos, portarias. Resoluções Normativas e orientações técnicas. 3ª ed. de 26 de setembro de 2016.

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos

Laboratório de Bacteriologia Veterinária

Laboratório de Bacteriomas Marinhos

Laboratório de Cocos Gram Positivos

Laboratório de Microbiologia Experimental e Aplicada

Laboratório de Paleoparasitologia

Laboratório de Bioquímica e Imunologia das Micoses

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.