Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Bacteriologia

Prof. Dr. Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: aloysiocerqueira@id.uff.br

Linhas de Estudo:

Aspectos biológicos e moleculares da resistência a antimicrobianos
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Estudo da diversidade de microrganismos e parasitas presentes no ambiente

Currículo Lattes.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense aonde ocupou a chefia do Departamento (2008 a 2010) e a coordenação do Curso de Especialização em Microbiologia e Parasitologia Aplicada (2004 a 2010). Participa dos Programas de Pós-Graduação em Clínica e Reprodução Animal e Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da UFF. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia, e em Métodos Moleculares de avaliação de Agentes Infecciosos, atuando principalmente nos seguintes temas: Enteropatógenos, Patotipos de Escherichia coli e Microbiologia de Alimentos.

Prof. Dr. Bruno de Araújo Penna 

(Mestrado)

E-mail: bpenna@id.uff.br

Linhas de Estudo:

Aspectos biológicos e moleculares da resistência a antimicrobianos
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Estudos da patogenia de microrganismos e parasitas de interesse em saúde humana e animal

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e reprodução veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2009), doutorado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós Doutorado (2014). Atualmente é professor adjunto de bacteriologia da Universidade Federal Fluminense, atuando como orientador no Programas de Microbiologia e Parasitologia Aplicados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização feno e genotípica dos agentes bacterianos Gram positivos prevalentes em quadros de infecções tópicas de pequenos animais e detecção fenotípica e genotípica da resistência e virulência em Staphylococcus isolados de processos infecciosos em animais de companhia.

Prof. Dr. Fábio Aguiar Alves

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: faalves@gmail.com

Currículo Lattes.

Professor Adjunto da Disciplina de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduíche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pos-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006). Professor Visitante Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) pelo programa FULBRIGHT (2014). Tem experiência na área de Pesquisa básica e aplicada, com ênfase em Doenças Infecciosas, Biologia Molecular, Bioquimica e Bioquímica Clínica. Desenvolve projetos com testes de novas drogas, patogênese e epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus. Tem experiência como coordenador de graduação em Farmácia e Biomedicina e Coordenador de Programa de Mestrado em Ensino de Ciências.

Prof. Dr. Felipe Piedade Gonçalves Neves

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: fpgneves@id.uff.br

Linhas de Estudo:
Aspectos clínicos, epidemiológicos, genéticos e filogenéticos de microrganismos, com ênfase em Streptococcus sp. e Enterococcus sp.
Estudos da patogenia de microrganismos de interesse em saúde humana e animal
Aspectos biológicos e moleculares da resistência a antimicrobianos

Currículo Lattes.

Prof. Adjunto do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2009 e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA/UFF) desde 2012. Como “Visiting Scholar”, desenvolveu seu pós-doutorado na School of Public Health da University of California, Berkeley, CA, EUA, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras entre ago/2015 e jul/2016. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001), mestrado em Bacteriologia Clínica pela UERJ (2003), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2008). Foi também professor substituto da Disciplina de Microbiologia e Imunologia da FCM/UERJ durante o ano de 2007 e tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: cocos Gram positivos, Infecções relacionadas a Assistência a Saúde, resistência a antimicrobianos, taxonomia, análise filogenética e epidemiologia molecular.

Prof.ª Dr.ª Renata Fernandes Rabello

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: rerabello@hotmail.com

Linhas de Estudo:

Aspectos biológicos e moleculares da resistência a antimicrobianos
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias

Currículo Lattes

Doutora em Ciências (Microbiologia) e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche na University of California, em Berkeley, EUA, e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas do Instituto Biomédico, UFF. Tem experiência nas áreas de microbiologia (médica e veterinária) e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cocos gram positivos (com destaque para Staphylococcus), resistência a antimicrobianos, virulência e epidemiologia molecular.

Prof.ª Dr.ª Rosana Rocha Barros

(Mestrado/Doutorado)

Linhas de Estudo:
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Aspectos biológicos e moleculares da resistência a antimicrobianos

E-mail: rrbarros@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com doutorado sanduiche no Lab de Streptococcus do Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação fenotípica e genética da resistência a antimicrobianos entre Streptococcus pyogenes, Streptococcus agalactiae e outras espécies de estreptococos; Uso de metodologias moleculares no estudo da epidemiologia de patógenos bacterianos.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »