O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF), criado em 2007, possui linhas de pesquisa nas áreas de Microbiologia e Parasitologia humana e veterinária. Tais atividades abordam sobre doenças infecto-parasitárias afinadas com os modernos conceitos em Saúde Única, Interação Parasita-Hospedeiro, Vigilância Epidemiológica e Inovação Diagnóstica e Terapêutica. Em primeiro lugar, é nítida a aderência do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas ao mesmo. O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (PPGMPA) do Instituto Biomédico (CMB) da Universidade Federal Fluminense (UFF), criado em 2007 (mestrado) e com a aprovação em 2013 do doutorado, possui como missão a pesquisa básica e aplicada em Microbiologia e Parasitologia humana e veterinária. A Imunologia é tema transversal, abordado em ambas ênfases, já que o perfil aplicado do PPGMPA prescinde da investigação da relação parasito-hospedeiro, quer seja nos aspectos etiológicos, patogenicidade, evolução e também na avaliação e desenvolvimento de novas terapêuticas antimicrobianas e parasitárias. A missão do PPGMPA, se encontra também alinhada àquelas descritas nos Planos de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDIs UFF 2018-2022 “O amanhã da UFF, como será?” e 2023-2027 “Voando alto com os pés no chão”) e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que tem como norte a investigação das doenças infecto-parasitárias alinhadas aos modernos conceitos de “Uma Só Saúde”, “Vigilância Epidemiológica Molecular e Espacial” e “Inovação Diagnóstica e Terapêutica". Esses objetivos são atingidos juntamente à formação de profissionais, incluindo os servidores da IES, que contribuem para reduzir o importante déficit de recursos humanos capacitados à pesquisa na área, contribuindo decisivamente não apenas para a própria IES, mas também para que sejam nucleados profissionais para as diversas regiões geográficas do país. Nesse processo o PPGMPA considera questões que envolvem Ações Afirmativas para o ingresso discente, algumas delas promovidas pela UFF em caráter inédito. Neste quadriênio o PPGMPA tenta reforçar, por meio de suas ações diversas, os conceitos por vezes abstratos de PROPÓSITO e PERTENCIMENTO em docentes e discentes, que concretizam a sua missão.
Como mencionado no documento da Área CBIII, “Há que se observar que os trabalhos conceituais produzidos na área são consequência do ensino…”, o PPGMPA compactua com tal origem, já que o ensino aqui aplicado ocorre não apenas em forma de disciplinas do PPG, mas também é vivo e atuante em atividades de extensão promovidas em direção à comunidade dentro e fora da IES. Com isso, responde aos anseios da comunidade que assiste, em ampla interlocução, que resulta em ganho de qualidade de vida, conforme será posteriormente descrito. Por fim, o PPGMPA como unidade de uma das principais Instituições de Ensino Superior (IES) no país, soma-se aos Institutos de Pesquisa nacionais, participando dos esforços para a elaboração de estratégias de prevenção e controle de doenças que representam as principais endemias em Saúde Pública nacional.
Em consonância com o documento da Área CBIII no tópico “2.5. Perspectivas do processo de internacionalização dos PPGs”, a internacionalização tem sido constantemente incentivada e definida na área CBIII. Assim, dando continuidade às medidas de incentivo à internacionalização, o PPGMPA tem buscado atender às políticas de incentivo da IES bem como aquelas promovidas pelos órgãos de fomento nacionais e internacionais, a saber: (i) convênios entre docentes do Programa e instituições internacionais, (ii) captação de recursos de agências de fomento internacionais, (iii) qualificação continuada dos docentes por estágios de curta ou longa duração no exterior, (iv) complementação à formação discente por meio de estágios no exterior com Bolsas de doutorado Sanduíche da CAPES, CNPq e FAPERJ, diminuindo diferenças técnico-tecnológicas, aumentando a qualidade das dissertações e teses e, consequentemente, das publicações resultantes e (v) oferta de cursos (Programa de Línguas Estrangeiras Modernas – PROLEM-UFF oferecido aos discentes e docentes e Programa Universitário em Línguas Estrangeiras para servidores (PULE-UFF), além da disciplina em Língua Inglesa e Espanhola e da disciplina em Língua Internacional (diversos idiomas), que constam no novo currículo do PPGMPA, criando um espaço de interação entre discentes, docentes do Programa e colaboradores internacionais para o uso do idioma como ferramenta de aprendizado científico.
Em novembro de 2021, a primeira reestruturação do PPGMPA teve início com ampla discussão entre o corpo docente, que optou por espelhar a atual configuração e respectiva produção científica, tecnológica e social, culminando com a redução das Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa. Um primeiro fio condutor para tal processo foi a ciência de que o PPGMPA necessita mudar a visão de formação de pessoal exclusiva para atuação em IES ou Institutos de Pesquisa, uma vez que sua natureza aplicada está em consonância com a inserção de profissionais também junto às empresas. O segundo, não menos importante, é a plena ciência de que a articulação docente e discente no cenário global é fator imprescindível à plena consolidação do PPGMPA. A filosofia do PPGMPA é a de que a integração IES-Empresa deve ocorrer desde o ingresso na pós-graduação. Assim, o PPGMPA a partir de 2022 buscou a Agência de Inovação, vinculada à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UFF (AGIR/PROPPI-UFF -https://agir.uff.br/), buscando os meios para inserção da inovação tecnológica como forte vertente de sua missão. Dessa forma, hoje o PPGMPA conta não mais com duas, mas sim uma única Área de Concentração “Microbiologia e Parasitologia”. Ainda com maior impacto, foi possível migrar das seis (n=6) Linhas de Pesquisa anteriores (Bacteriologia, Virologia, Micologia, Paleoparasitologia, Parasitologia e Educação em Saúde) para as atuais duas Linhas de Pesquisa (n=2; redução de 34%), reforçando e fazendo emergir o aspecto “APLICADO” do PPGMPA na Área de Concentração Ciências Biológicas III da CAPES, a saber:
Linha 1 – Aspectos clínicos, epidemiológicos e evolutivos: Diagnóstico fenotípico e molecular de vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes de espécimes biológicos modernos e de origem arqueológica e paleontológica. Tipificação de patógenos clássicos e negligenciados, emergentes e reemergentes. Epidemiologia da tríade patógeno, hospedeiro e ambiente no contexto da Saúde Única, com a investigação de fatores que condicionam as enfermidades humanas e de outras espécies animais. Compreender os determinantes do processo saúde e doença utilizando as abordagens da vigilância epidemiológica e da educação em ciências da saúde nos agravos de importância médica humana e veterinária. Análise filogenética, imunológica e evolutiva de hospedeiros, agentes microbianos e parasitários.
Linha 2: Caracterização e utilização de modelos distintos de interação parasita-hospedeiro. Origem e seleção de fatores de virulência microbianos e mecanismos de defesa dos hospedeiros nos processos infecciosos em seres humanos e outros animais. Mecanismos de ação, resistência e investigação de protótipos com potencial ação antimicrobiana e antiparasitária, de origem natural ou sintética e estratégias terapêuticas alternativas.
Com tal medida foi possível incluir, de modo transversal, os diferentes projetos de pesquisa e extensão dos laboratórios, tornando transparentes as oportunidades de integração entre docentes e discentes. O impacto positivo dessa mudança foi percebido na melhor logística, desde a elaboração de Editais de Seleção Discente, realização de eventos, auto-avaliação e até a composição das Bancas Examinadoras de Acompanhamento de Doutorado, Qualificação e Defesa de mestrado e doutorado. Por isso, tornou-se assim a caminhada do discente desde seu ingresso até a defesa, um processo mais claro, objetivo e coerente. Em paralelo, aos docentes, foi oportunizada maior integração tanto pela representação como membro interno nas bancas examinadoras bem como nas orientações.
Após um ano de elaboração a partir de novembro de 2022, baseada nas duas novas linhas de pesquisa implantadas no PPGMPA, em julho de 2024 foi publicado o novo currículo dos cursos de mestrado (RESOLUÇÃO CEPEx/UFF Nº 3.801, DE 28 DE AGOSTO DE 2024) e doutorado (RESOLUÇÃO CEPEx/UFF Nº 3.800, DE 28 DE AGOSTO DE 2024). Atualmente, os currículos são considerados para cada Linha de Pesquisa em forma de dois itinerários formativos distintos (https://ppgmpa.sites.uff.br/disciplinas-2/), muito embora tenha sua fluidez preservada já que discente possa cursar seu trajeto escolhendo como optativas as disciplinas de qualquer umas das Linhas. O PPGMPA conta com 14 disciplinas obrigatórias e 13 optativas, ministradas de forma presencial ou híbrida (menos de 10% das disciplinas), de caráter geral, ou ligadas às linhas de pesquisa: 1 – Aspectos clínicos, epidemiológicos e evolutivos e 2 – Estratégias de controle de agentes microbianos e parasitários. As diferentes abordagens na área de conhecimento relacionadas às ênfases Microbiologia e Parasitologia garantem aos nossos alunos uma formação científica avançada e multidisciplinar, já que em constante atualização por nosso corpo docente. Destaca-se a criação da Disciplina “EXTENSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA” ministrada em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão da UFF, que pretende instrumentalizar, de forma prática, os discentes na interação com a comunidade e a prestação de serviços, incluindo a produção de conhecimento em formato passível de ser absorvido em ações de prevenção de controle de doenças infecto-parasitárias. O PPGMPA tem investido esforços na oferta e divulgação das suas disciplinas a pós-graduandos de áreas correlatas da UFF, além de outras IES e institutos de Pesquisa. Temos recebido discentes de outros países como o Peru, o México e o Cone Sul. Em paralelo, tem sido fomentada a parceria com outros PPGs na construção de oferta compartilhada de disciplinas correlatas oportunizando a integração e a multidisciplinaridade. Dois exemplos recentes são a disciplina de “Redação Científica” aberta pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de veterinária da UFF e a Disciplina de “Revisão Sistemática” do Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, do instituto de Biologia da UFF. Ambas são oferecidas de modo condensado e tem créditos aproveitados pelos pós-graduandos por meio de outra disciplina recém-criada no novo currículo do PPGMPA – Tópicos especiais em microbiologia e parasitologia aplicadas, disciplina fluida que pretende absorver conteúdos a serem ministrados por pesquisadores eternos ao PPG, visitantes, ou mesmo pelos docentes do PPGMPA a fim de abordar novas temáticas não previstas.
As disciplinas obrigatórias são de responsabilidade dos docentes permanentes e colaboradores tendo como objetivo capacitar o aluno como docente de nível superior e pesquisador. As disciplinas optativas têm os docentes permanentes e colaboradores coordenando suas atividades, além disso, duas novas disciplinas têm utilizado a ferramenta EMI (English as a Medium of Instruction), para a discussão da literatura científica e da informação que consta nas mídias globais em Saúde (OMS, NIH, PAHO entre outras) para que o conhecimento seja adquirido, atualizado e discutido de modo a fomentar a visão crítica-reflexiva com vistas à formação compatível com a inserção no mercado de trabalho e atividades integradas às necessidades sociais, quer sejam regionais ou nacionais. Estas disciplinas mantêm a identidade do Programa, estimulando a visão crítica do processo de geração do conhecimento em Microbiologia e Parasitologia. O conteúdo didático oferecido estimula as atividades de iniciação à pesquisa, à docência e à extensão – tripé que alimenta nossa Universidade.
Contamos com uma sala de aula teórica (20 m2) com assento para 40 alunos e uma sala de seminários (50 m2) e, ainda, dois Auditórios (180 m2 e 200 m2) para 100 lugares cada (um no Bloco C e outro no Bloco E do instituto Biomédico). Ademais, temos sala de estudos dos discentes, que possui 8 computadores, impressoras, sistema wireless além de uma pequena biblioteca com livros pertinentes a Microbiologia e Parasitologia e do acervo de dissertações. Há também mesa de estudos para grupos de alunos e datashow para apresentação de seminários e treino de discentes.
Institucionalmente, o PPGMPA conta com o paio direto de sua Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI-UFF), que com a suas Coordenação de Pesquisa e Divisão de Pós-graduação Stricto sensu, fornecem apoio junto aos Editais de Fomento que ocorrem via submissão pela IES, tais como: bolsas CNPq (PIBIC, Mestrado e Doutorado) e CAPES, Pró-equipamentos, FINEP infraestrutura e etc. Cabe enfatizar a relevância da Agência de Inovação, albergada pela PROPPI-UFF e que neste quadriênio possibilitou a aquisição de bolsa DAI/CNPq (Doutorado Associado à Inovação) e tem em seu Coordenador, Prof Ricardo Leal, um articulador hábil bem como um instrutor experiente quanto à integração UFF-empresas, abrindo portas à inovação tecnológica para o PPGMPA.
Em paralelo, a Superintendência de Relações Internacionais (SRI-UFF; https://international.uff.br/language/pt/) fornece o apoio institucional interno e externo quanto à mobilidade acadêmica de pós-graduandos junto um amplo rol de Instituições de Ensino e Pesquisa fora do País, nas quais os mesmos podem buscar estágios em forma de “fellowship” tais como o PDS-CAPES e o MOVE LA AMERICA CAPES. O PPGMPA recebeu, neste quadriênio, três alunos estrangeiros vindos da República Dominicana, Moçambique e México, por meio de fomento obtido junto à Organização Estados Americanos, SRI-UFF e do MOVE LA AMERICA CAPES, respectivamente. Ademais, a SRI-UFF fornece apoio ao acolhimento, adaptação à Língua Portuguesa (Centro de Línguas e Cultura) e ao município (residência, conta bancária e documentação junto às embaixadas). Ao pós-graduando vinculado aos PPGMPA, a SRI oferece os cursos em Língua Estrangeira (PULE e PROLEM-UFF; https://international.uff.br/politicas-linguisticas/) . Além disso, promove a divulgação das disciplinas do PPGMPA que visam a Internacionalização (1.1.4 ESTRUTURA CURRICULAR ). Com tal vitrine, o PPGMPA recebeu em suas disciplinas, então ministradas online, discentes de PPGs do PERU, PANAMÁ e ARGENTINA promovendo profícua oportunidade de integração de conhecimentos mediada pela Língua Espanhola.
Hoje, o PPGMPA está descentralizado já que alguns de seus docentes e respectivos laboratórios estão localizados em sua sede (Instituto Biomédico) enquanto que outros na Faculdade de Farmácia da UFF, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, ISNF-UFF e no Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS), no estado do Pará. Importa destacar que o número de laboratórios onde são desenvolvidos as dissertações e teses duplicou (de oito para os atuais 16), neste quadriênio. Desse modo, nos sete pavimentos do Bloco E do Instituto Biomédico, o PPGMPA conta com 12 laboratórios de pesquisa (área total de aproximadamente 700 m2) mais um Laboratório de caráter multiusuário (40 m2) e agrega-se a esta estrutura uma sala de lavagem e descarte de materiais (25 m2), duas salas de apoio (50 m2), uma sala de cultivo de células e tecidos (12 m2). Além disso, quatro fora de sua sede, a saber: a) um laboratório no campus do interior em Nova Friburgo/RJ (100m2), b) um Laboratório na faculdade de Farmácia da UFF, c) o Laboratório de Farmácia Galênica na Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e d) o Laboratório de Georreferenciamento do Instituto Evandro Chagas, Serviço de Vigilância em Saúde do Ministério das Saúde (IEC/SVS/MS), Ananindeua, Pará. No conjunto desses espaços destinados à pesquisa, existem equipamentos tanto básicos quanto de alta complexidade, conforme discriminado abaixo. Tais equipamentos foram obtidos por meio de projetos aprovados em editais FINEP, FAPERJ, INFRALABPESQ-UFF, PAPG-UFF, Pró-equipamentos da CAPES, entre outros. Vale ressaltar que as dissertações e teses do Programa podem ser regularmente desenvolvidas de modo integral em nossos laboratórios, embora colaborações com outras Instituições sejam estimuladas, não apenas para formação de recursos humanos e no contexto de colaborações e intercâmbios científicos, mas também para otimizar as análises em caráter multiusuário, aumentando a qualidade científica dos nossos trabalhos.