30 horas – 2 créditos
Prof. Responsável: Lee W. Riley
Disciplina Optativa.
PLANO DE DISCIPLINA
JUSTIFICATIVA:
Ter uma compreensão geral do desenho dos estudos observacionais para profissionais do laboratório é essencial para traduzir os resultados experimentais para um contexto de mundo real. Por outro lado, é importante que o epidemiologista e os profissionais de saúde compreendam os processos laboratoriais, as suas limitações e a associação com perguntas de pesquisa relevantes.
OBJETIVOS:
– Esclarecer os conceitos básicos em epidemiologia;
– Explicar os tipos de desenho de estudo;
– Definir os princípios das técnicas de biologia molecular; – Demonstrar as principais etapas e medidas em casos de investigações de surtos, vigilância e ensaios clínicos.
EMENTA:
A disciplina visa concentrar esforços de especialistas em Epidemiologia e Biologia Molecular na busca de ferramentas que ajudem a elucidar as doenças infeciosas e os seus mecanismos de transmissão na população humana e veterinária.
PROGRAMA TEÓRICO:
METODOLOGIAS:
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:
A dinâmica será variada, incluindo estudos de casos, desenhos de estudos e aplicações em Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia. As aulas serão ministradas em inglês e português.
RECURSOS:
Serão convidados pesquisadores nacionais e internacionais, especialistas em Epidemiologia e Biologia Molecular. Serão utilizados notebook e projetor multimídia.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita por meio de relatório e atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Loman & Pallen. Twenty years of bacterial genome sequencing. Nature Reviews Microbiology, 2015.
– Chengming Wang, Bernhard Kaltenboeck and Mark D. Freeman (Eds). Veterinary PCR Diagnostics. Bentham Science Publishers, 2012.
– Foxman & Riley. Molecular Epidemiology: Focus on Infection. Am J Epidemiol, 2001.
– Tenover et al. Interpreting Chromosomal DNA Restriction Patterns. J Clin Microbiol, 1995
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
– PulseNet CDC: https://www.cdc.gov/pulsenet/pathogens/index.html
– Periódicos com índice de impacto reconhecido pela CAPES.
FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (Aluno)