Claudia Lamarca Vitral

Colaboradora Externa

Área de Concentração: Microbiologia

Linha de Pesquisa: Virologia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984) e Pós-Graduada pelos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (área de concentração: virologia) pela Fundação Oswaldo Cruz, concluídos em 1991 e 1997, respectivamente. É Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também a atua como membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina. No Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, atua desde 1991 como Pesquisador Colaborador no Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Desenvolve também trabalhos de colaboração com a UFMT, USP e com a Unidade de Produção de Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fiocruz, RJ. Além de atividades docentes na graduação (UFF) e pós-graduação (UFF e Fiocruz), orienta alunos de Pós-Graduação (doutorado, mestrado e especialização) e Graduação (Iniciação Científica, monitoria, Iniciação a Pesquisa e a Docência, Trabalho de Conclusão de Curso) dentro de linhas de pesquisa relacionadas aos vírus das hepatites A e E (diagnóstico laboratorial, estudos epidemiológicos e imunológicos). Atua na UFF também como Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão relacionado ao Conhecimento sobre Infecções Imunopreveníveis e Vacinação entre Alunos de Cursos de Graduação da Área da Saúde.

Artigos Publicados (2017-Atual):

Knowledge of human papillomavirus and Pap test among Brazilian university students.

Complement System as a Target for Therapies to Control Liver Regeneration/Damage in Acute Liver Failure Induced by Viral Hepatitis.

Hepatitis E virus is not detected in association with neurological disorders among Brazilian children.

A Retrospective Survey of Rodent-borne Viruses in Rural Populations of Brazilian Amazon.