Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas

Educação em Saúde

Prof.ª Dr.ª Adriana Pittella Sudré

(Mestrado)

Linhas de Estudo:

Diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas e parasitárias
Diversidade fenotípica e genotípica de microrganismos e parasitas patogênicos
Educação em Saúde
Estudos da patogenia de microrganismos e parasitas de interesse em saúde humana e animal
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias


Estudos da patogenia de microrganismos e parasitas de interesse em saúde humana e animal
Estudos de epidemiologia, prevenção e controle de doenças infecciosas e parasitárias

E-mail: asudre@id.uff.br

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Patologia (Área de concentração: Patologia Clínica e Análises Clínicas) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Ciências pela UFRRJ (2012). Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:diagnóstico de parasitoses (microscopia, imunodiagnóstico e biologia molecular) e educação em saúde.

Prof.ª Dr.ª Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior

(Mestrado)

E-mail: claudiauchoa@vm.uff.br

Linhas de Estudo:

Educação em Saúde em parasitoses
Estudo da biodiversidade de Balantidium coli e outras parasitoses gastrintestinais em animais domésticos e silvestres
Pesquisa de helmintos e protozoários gastrintestinais em amostras fecais de animais domésticos e silvestres
Pesquisa de parasitos em humanos
Pesquisa de parasitos teciduais em humanos e outros animais

Currículo Lattes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ-RJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando com parasitos intestinais, leishmaniose e educação em saúde.

Prof.ª Dr.ª Dilvani Oliveira Santos

(Mestrado/Doutorado)

E-mail: profa.dilvani.uff@gmail.com

Currículo Lattes.

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. É graduada em Biomedicina (1982). Leciona as disciplinas ” Biologia Celular e Molecular”, “Iniciação à Pesquisa” e “Iniciação à Docência” para o Curso de graduação em Biomedicina e Biologia Celular para o Curso de graduação em Farmácia. Coordena o Laboratório de Biopatógenos e Ativação Celular & Processos Educacionais (Labiopac&ProEduc/UFF). É membro da Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (Instituto Biomédico -UFF); Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia (Instituto de Biologia – UFF) e Curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão ( CMPDI ). Fêz Pós Doutorado no Innogenetics -Ghent- Bélgica (fellowship CNPq / 1992-1994); Pós-Doutorado no Innogenetics- Bélgica (fellowship Organização Mundial da Saúde/ 1996) e Profa. Visitante da University of Ghent – Bélgica (fellowship Capes/ 2009). Tem experiência na área de Biologia Celular e Imuno-Patologia e Processos Educacionais nos seguintes temas: (1) Hanseniase e Leishmaniose cutanea – pesquisa com células dendríticas humanas, Mycobacterium leprae, Leishmania braziliensis, macrófagos humanos, oxido nitrico, atividade anti-microbiana, queratinócitos humanos, Vitamina D, bioprodutos marinhos e atividade leishmanicida, citocinas, moléculas coestimulatórias de resposta imune, citometria de fluxo intracelular e de superfície; ensaio imunoenzimático – ELISA ; Microscopia óptica e eletrônica de transmissão (2) Tripanosomatídeos monoxênicos e infecções cutâneas oportunistas (microscopia óptica e eletrônica); endosimbionte; óxido nítrico; (3) Processos Educacionais visando os benefícios da Biotecnologia para Promoção da Saúde da criança e adolescentes ouvintes e surdos; Confecção de livro infanto-juvenil plurilíngue para ouvintes e surdos e; confecção de história em quadrinho para ouvintes e surdos e (4) Direito à promoção da saúde da pessoa surda.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »