ADRIANA DE ABREU CORREA

E-mail: adrianacorrea@id.uff.br

Colaboradora Externa

Área de Concentração: Microbiologia

Linha de Pesquisa: Virologia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Concluiu o mestrado em Biotecnologia (Area de concentração Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado (2010) por este mesmo programa de pós graduação, ambos desenvolvidos no Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia desta universidade. No ano de 2009 atuou no Laboratório de Vírus Contaminantes de Águas e Alimentos, da Universidade de Barcelona, Espanha, no desenvolvimento de estágio de Doutorando no Exterior (CAPES/PDEE). Atuou como Pesquisadora Visitante no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental, do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, desenvolvendo seu Pós Doutorado com bolsa de estudos do convênio CNPq/Fiocruz, no périodo entre novembro de 2010a setembro de 2012. Desde outubro de 2012 é Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto 4, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, com ênfase em Virologia Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: virus gastrentericos transmitidos pelo ambiente aquático e por alimentos. É mãe de um menino, e esteve em licença maternidade entre os meses de fevereiro e agosto de 2016.

Orientações Concluídas:

Mestrado: Juliana Barbosa Lourenço Dias
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana de Abreu Côrrea
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Carmen Baur Vieira
Dissertação: “DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ADENOVIRUS HUMANOS, POLIOMAVIRUS JC E VÍRUS DA HEPATITE A EM ÁGUAS COSTEIRAS RECREACIONAIS DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO”
Data da defesa: 23 de fevereiro de 2018.

Projetos de Pesquisa em Andamento:

Monitoramento de virus de animais marinhos em fazendas de cultivo de Nodipecten nodosus (Linnaeus, 1758), (Mollusca: Pectinidae), na Baía de Ilha Grande, Rio De Janeiro

Artigos Publicados (2017-Atual):

Detection and quantification of human adenovirus (HAdV), JC polyomavirus (JCPyV) and hepatitis A virus (HAV) in recreational waters of Niterói, Rio de Janeiro, Brazil.

Evaluation of skimmed milk flocculation method for virus recovery from tomatoes.

The Impact of the Extreme Amazonian Flood Season on the Incidence of Viral Gastroenteritis Cases.

Detection and quantification of human adenovirus (HAdV), JC polyomavirus (JCPyV) and hepatitis A virus (HAV) in recreational waters of Niterói, Rio de Janeiro, Brazil.

Financiamentos:

MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa B Processo 428339/2018-2
Título: Monitoramento de virus de animais marinhos em fazendas de cultivo de Nodipecten nodosus (Linnaeus, 1758), (Mollusca: Pectinidae), na Baía de Ilha Grande, Rio De Janeiro
Vigência: aprovado em novembro de 2018 para inicio em fevereiro de 2019.
Link: http://efomento.cnpq.br/efomento/login.do?metodo=apresentar
Valor aprovado: R$60.000,00

Clique e conheça nossos Laboratórios

Centro de Investigação de Microrganismos

Laboratório de Bacteriologia Veterinária

Laboratório de Bacteriomas Marinhos

Laboratório de Cocos Gram Positivos

Laboratório de Microbiologia Experimental e Aplicada

Laboratório de Paleoparasitologia

Laboratório de Bioquímica e Imunologia das Micoses

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content